NACIONAL

Pix fora do ar? Usuários de Nubank e outros bancos reclamam

Publicado

on

O Pix está fora do ar em diversos aplicativos de bancos digitais nesta segunda-feira (25). Há relatos de problemas em plataformas como NubankPagBank, Itaú, entre outros.

O Downdetector, site que verifica o funcionamento de serviços online, registrou que a falha em diversos apps começou no início da tarde, por volta de 12h, e atingiu um pico de notificações pouco antes de 14h.

Em alguns casos, o erro é bem pontual, em outros, afeta apenas transações entre bancos diferentes, mas funciona para clientes da mesma instituição. A seguir, veja mais detalhes do problema.

O Banco Central, responsável por gerir o sistema do Pix, e questionou a lentidão verificada nesta segunda para entender se havia algum problema generalizado.

Às 15h30, o BC retornou o contato negou que tenha sido algo sistemático e afirmou que “os sistemas do Banco Central estão funcionando normalmente.”

O que os bancos dizem?

O Itaú e Nubank confirmaram que tiveram problemas. O PagBank não retornou a solicitação.

O Itaú admitiu “que identificou uma instabilidade no serviço de transferências via Pix no final da manhã desta segunda-feira”, mas ressalta que o processo já foi restabelecido e normalizado para todos os clientes.

Em nota, o Nubank afirmou que “indentificou uma instabilidade no Pix, mas que suas operações já voltaram a funcionar”.

Os outros bancos mencionados enviaram posicionamento e ressaltaram que seus clientes foram afetados pelas instituições com instabilidades ao tentar enviar um Pix, por exemplo, já que seus respectivos sistemas não apresentaram falhas.

O Santander informou que não teve qualquer incidente técnico nesta segunda-feira relacionado aos seus aplicativos, bem como envio e recebimento de Pix. “Como alguns bancos tiveram problemas para receber Pix nesta data, clientes do Santander, como de qualquer outra banco, não puderam enviar Pix às instituições financeiras que estavam com intermitência no recebimento de Pix”, disse o banco em nota.

Na mesma linha, o banco Inter informou que não houve instabilidades em seus sistemas e “que eventuais falhas na utilização do Pix ocorreram por indisponibilidade de outras instituições. A situação tem sido acompanhada de perto para garantir a melhor experiência para nossos clientes.”

Fonte: Informoney

Clique para comentar
Sair da versão mobile