POLÍCIA

MPF denuncia homens por transporte ilegal de ouro no Amazonas

Publicado

on

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça Federal do Amazonas dois homens presos em flagrante enquanto transportavam 47kg de ouro extraído ilegalmente de garimpos. Avaliada em aproximadamente R$15 milhões, essa apreensão representa a maior da história do estado.

Ambos responderão por crime contra o patrimônio da União, com pena variando de 1 a 5 anos de prisão, além de multa. Um deles também foi denunciado por atentado contra a segurança do transporte aéreo por pilotar a aeronave sem plano de voo, crime passível de 2 a 5 anos de reclusão.

O MPF requereu a manutenção da prisão preventiva dos acusados, ressaltando a gravidade da quantidade expressiva de ouro apreendido, indicativa de sua posição dominante na macrocriminalidade ligada à extração ilegal do minério.

A denúncia descreve que os homens foram interceptados em Manaus transportando o ouro ilegal em dois carros e uma aeronave. Um deles pilotou a aeronave com a carga ilícita até um aeroclube na capital, onde foi recebido pelo cúmplice em um carro.

No trajeto, foram perseguidos por outros veículos, resultando em disparos. A polícia chegou ao local, prendendo os acusados enquanto os supostos assaltantes fugiram em um dos carros utilizados na perseguição.

A investigação revelou que o ouro apreendido possui 91,25% de pureza, configurando matéria-prima da União explorada sem autorização legal.

Além das condenações solicitadas, o MPF requer indenização por dano moral coletivo, inabilitação para conduzir veículos automotores e aeronaves, enfatizando as consequências ambientais e de saúde pública do garimpo ilegal na região.

Clique para comentar
Sair da versão mobile