NACIONAL

Terra Yanomami registra aumento de óbitos em meio à crise humanitária

Publicado

on

A Terra Indígena Yanomami documentou 363 óbitos em 2023, superando os 343 registrados em 2022, apesar das medidas tomadas pelo governo federal para abordar a crise humanitária no local. Diante da gravidade da situação, o governo anunciou hoje a criação de um hospital indígena em Boa Vista, sem uma data definida para conclusão, e 22 unidades básicas de saúde, que se espera que sejam entregues ainda este ano.

No ano passado, o governo decretou estado de emergência na Terra Indígena Yanomami devido aos elevados índices de mortalidade, principalmente por malária e desnutrição. Operações foram realizadas para remover garimpeiros, e seis dos sete polos-base no território Yanomami foram reabertos. No entanto, o governo reconheceu que essas ações não foram suficientes para resolver a crise.

Mesmo removendo cerca de 80% dos garimpeiros ilegais no ano passado, parte deles retornou no início de 2024, um ano após o estado de emergência.

O governo não forneceu o número atualizado de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami. As atividades de garimpo contaminam os rios, afetam os animais utilizados na alimentação dos indígenas e facilitam a propagação da malária. Esses fatores contribuem para o elevado número de mortes entre os indígenas.

Esses fatores levam a crer que os dados de 2022 também não são precisos, já que a maioria dos polos-base de saúde estava fechada, impedindo a notificação dos óbitos. A expectativa é que em 2022 tenha havido mais do que as 343 mortes registradas.

Diante da lacuna nos dados, o governo realizará em 2024 um Inquérito de Saúde Indígena em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para corrigir as distorções.

O Ministério da Saúde aumentou em 53% o número de profissionais de saúde no território, passando de 690 para 1.058 entre 2022 e 2023. O número de médicos também cresceu de 9 para 28. A pasta também aplicou 59 mil doses de vacina nos indígenas.

Ainda não há previsão de custos ou prazo para a conclusão do hospital indígena em Boa Vista, mas a expectativa é que as obras comecem neste ano.

Clique para comentar
Sair da versão mobile