POLÍTICA

No Conselho de Ética, Fausto Jr. pede vista de processo e cobra presença de Erika Hilton para se explicar e se retratar perante mulheres

Publicado

on

O deputado federal Fausto Jr. (União-AM) pediu vista do processo que tramita no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e afirmou esperar que a parlamentar compareça à próxima sessão para apresentar sua defesa e se retratar pessoalmente com as mulheres que se sentiram ofendidas por suas declarações.

Durante a reunião desta terça-feira (09/06), Fausto Jr. justificou o pedido de vista pela ausência da deputada no colegiado e defendeu que o debate ocorra com sua participação direta.

“Não vou debater com ela ausente. Quero que a deputada venha ao Conselho de Ética, participe da sessão, apresente sua defesa e responda pessoalmente aos questionamentos que estão sendo feitos”, afirmou.

Erika Hilton é alvo de representações apresentadas ao Conselho de Ética. Em uma delas, os autores alegam que declarações feitas pela parlamentar em redes sociais teriam sido ofensivas a mulheres de fato, que nasceram com o sexo biológico feminino.

Para Fausto Jr., o Conselho de Ética deve garantir o contraditório e a ampla defesa e a presença da deputada é fundamental para que os fatos sejam devidamente esclarecidos.

“Se houve ofensa, o espaço adequado para esclarecer os fatos é este Conselho. Venha debater, venha se explicar e, se for o caso, se retratar pessoalmente perante as mulheres que se sentiram atingidas”, declarou o parlamentar.

Segundo o deputado amazonense, o pedido de vista permitirá uma análise mais aprofundada do caso e garantirá que a discussão ocorra com a participação da própria representada.

O processo deverá voltar à pauta do Conselho de Ética em uma próxima reunião.

Clique para comentar
Sair da versão mobile