AMAZONAS
Roberto Cidade não participará de debates antes do início oficial da campanha, informa coordenação
Decisão foi tomada por orientação jurídica e, segundo a campanha, busca garantir segurança jurídica e igualdade entre as candidaturas
A coordenação da campanha de Roberto Cidade informou que o candidato não participará de debates ou sabatinas realizados antes do início oficial da campanha eleitoral, marcado para o dia 16 de agosto. Segundo a equipe, a decisão foi tomada por orientação jurídica e tem como objetivo assegurar o cumprimento das regras eleitorais e garantir igualdade de condições entre todas as candidaturas.
De acordo com a campanha, o processo de registro e confirmação das candidaturas pela Justiça Eleitoral ainda está em andamento. Por isso, a orientação adotada é aguardar o início oficial do período eleitoral para a participação em debates e demais atividades que envolvam o confronto direto entre os candidatos.
A coordenação cita ainda que decisão semelhante foi adotada pelo candidato ao Governo do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), partido também integrado pelo senador Omar Aziz no Amazonas.
Campanha vê tentativa de transformar debates em palanque de ataques
Além da justificativa jurídica, a equipe de Roberto Cidade avalia que existe uma articulação entre adversários para transformar os debates em espaços de ataques direcionados ao candidato.
Na avaliação da campanha, apesar das diferenças políticas entre Omar Aziz, David Almeida e Maria do Carmo, os três têm concentrado críticas ao governador, criando, segundo a coordenação, um cenário em que Roberto Cidade seria colocado como alvo comum da disputa.
A campanha afirma que Roberto Cidade não pretende participar do que classifica como um “jogo combinado” ou de um ambiente voltado exclusivamente para ataques pessoais.
Para a equipe, os debates devem cumprir o papel de apresentar propostas, comparar ideias e discutir soluções concretas para os principais problemas enfrentados pela população do Amazonas.
Decisão semelhante ocorreu no Paraná
A coordenação também cita como exemplo uma situação ocorrida neste domingo no Paraná, onde Sergio Moro anunciou que não participaria de um debate promovido pela Band e fez críticas ao formato que, segundo ele, poderia resultar em uma ação coordenada de seus adversários.
A campanha de Roberto Cidade ressalta, entretanto, que a ausência em um debate específico não representa uma recusa ao confronto de ideias.
Segundo a coordenação, o candidato está preparado para discutir seu governo, apresentar propostas e responder aos questionamentos da população no período considerado adequado pela legislação eleitoral.
“Não significa fugir do debate”, afirma campanha
A estratégia, segundo a equipe, é concentrar a participação de Roberto Cidade nos debates e sabatinas realizados a partir do início oficial da campanha, quando todas as candidaturas estiverem submetidas às mesmas regras eleitorais.
A partir de 16 de agosto, a campanha afirma que Roberto Cidade estará à disposição para apresentar aos eleitores do Amazonas sua trajetória, as ações realizadas, os projetos em andamento e, principalmente, as propostas que pretende implementar nos próximos quatro anos.
A coordenação reforça que o objetivo é levar a discussão eleitoral para o campo das propostas e do futuro do Estado, evitando que os debates sejam utilizados exclusivamente como instrumento de ataques políticos.