Estamos nas Redes

AMAZONAS

Cinemas em Manaus seguem sem previsão de reabertura

Publicado

Luzes apagadas, o cheiro de pipoca no ar, assistir o filme preferido e aquele escurinho que traz sensação de aconchego, são algumas das coisas que o cinema pode proporcionar aos telespectadores. A pandemia fez esse “programa especial” deixar saudades. 

Após um longo período sem atividades, a insegurança para reabrir salas de cinema existe. Mesmo com a autorização do calendário de Reabertura Gradual do Governo do Estado do Amazonas, que previa a volta das atividades do comércio, as principais redes optaram por adiar o retorno. Há quase 6 meses, os cinemas da capital amazonense fecharam novamente as portas

Ao lado de centros de convenções, teatros, museus, circos e parques de diversão, os cinemas permanecem fechados e sem previsão para reabertura.

No Amazonas, a queda na curva de contágio da Covid-19 permitiu visitações turísticas em espaços administrados pelo Estado; porém, a projeção das autoridades sanitárias locais é que a terceira onda da doença aconteça em junho. O governador do estado, Wilson Lima, reforça os cuidados durante a pandemia. 

“Nós temos números favoráveis no interior e também na capital, mas não podemos, em nenhum momento, descuidar desses protocolos, do uso da máscara, do álcool em gel, do distanciamento social. Temos que continuar evitando aglomerações para que a gente não coloque tudo a perder, tudo aquilo que a gente já conseguiu, e conseguiu com muito esforço. O povo do Amazonas fez um sacrifício muito grande. E todos lembram do que nós passamos na primeira e também na segunda onda. E nós não queremos também que uma terceira onda se repita aqui no Estado do Amazonas”

Em estados como São Paulo e Paraíba, apesar da pandemia de Covid-19 ainda não ter sido superada, os cinemas reabriram seguindo os protocolos sanitários. Na reabertura em Manaus, esses protocolos envolveram o uso obrigatório de máscara e lotação máxima de 50% da capacidade de público.

“Cine Sem Sair de Casa”

Uma alternativa para os amantes da sétima arte que sentem falta das telonas é o projeto “Cine Sem Sair de Casa”, que disponibiliza um catálogo de mais de 20 filmes no Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), roteirizados e dirigidos por Sérgio Cardoso.

Entre os destaques estão documentários sobre os artistas Óscar Ramos, Roberto Evangelista, Joaquim Marinho, Jair Jacqmont, Hahnemann Bacelar, personalidades do esporte como Carlos Zamith, e lendas do teatro amazonense como Luiz Vitalli e Selma Bustamante.

Neste ano, em nova temporada, que teve início no dia 30 de janeiro, já foram exibidos os documentários “Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense”; “Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco”; “Jandr Reis – Abstração da Flora Amazônica”; “O Inesquecível Mário Jorge Bittencourt”; e “Pepeta – Coração de Campeão”.

No mês de março, o projeto iniciou a exibição de mostras de cineastas amazonenses e já apresentou obras de Anderson Mendes, Erismar Fernandes, Dina Silva, Moacy e Jairo Freitas, Zeudi Souza, Castro Jr. e Izis Negreiros.

E as estreias?

Mesmo com as salas fechadas, muitas estreias estão sendo esperadas para 2021. Uma delas é o filme “O Esquadrão Suicida 2”. Embora não tenha agradado o público com “O Esquadrão Suicida”, a sequência que será lançada em 6 de agosto, definida para ser distribuída pela Warner Bros Pictures, pretende ser independente de Esquadrão Suicida e o décimo filme no Universo Estendido DC.

“A Menina Que Matou Os Pais” e “O Menino que Matou Meus Pais” são outras obras aguardadas pelo público. Os filmes que exploram os dois pontos de vista do caso Von Richthofen e que estavam com lançamento previsto para o ano passado, causaram muitos comentários e curiosidade ao anunciar não uma, mas duas obras a partir dos autos do processo que chocou o Brasil.

Apesar de ainda não ter uma data oficial revelada, a Galeria Distribuidora, responsável pelo lançamento dos filmes, anunciou que: “deste ano não passa”.

Com estreia original para 19 de março, a sequência de “Um Lugar Silencioso” também deixou um grande público na espera, principalmente após ser adiado para setembro do mesmo ano, e novamente para abril de 2021. A data de lançamento que se tornou oficial para “Um Lugar Silencioso 2” é no dia 28 de maio. 

Fonte: Em tempo 

Continue Lendo

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza