AMAZONAS
Rio Negro atinge nível de 29,95 metros e está a 2 cm do recorde
Cada vez mais, o Rio Negro se aproxima da marca histórica da cheia, que atingiu 29,97 metros em 2012. Neste ano, a previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é que a enchente ultrapasse 30 metros, e vários pontos de Manaus já confirmam essa estimativa.
Segundo a Casa Militar, que realiza o mapeamento dos riscos de enchente no Amazonas, o nível do Rio Negro chegou a 29,95 metros nesta sexta-feira (28). Apenas 2 centímetros do recorde de 2012.
A marca deve ser batida neste final de semana. Com a subida do nível do rio, Manaus já registra a segunda maior cheia dos últimos 110 anos – desde quando a medição começou a ser realizada no porto de Manaus. Os números preparam os moradores e comerciantes do Amazonas para os danos da cheia.
Auxílio Enchente
Desde fevereiro, o Governo do Estado está executando uma série de ações para minimizar os impactos das famílias vítimas da cheia. A Operação Enchente 2021 tem chegado aos municípios em Situação de Emergência decretada em razão da cheia.
Para auxiliar com os danos causados à população que teve moradias invadidas pela cheia dos rios, o Auxílio Estadual Enchente foi lançado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. O benefício, pago em parcela única de R$ 300, será concedido para 100 mil famílias em todo o estado.
O recurso será pago por meio de um cartão magnético, com o qual os beneficiários vão poder adquirir gêneros alimentícios em estabelecimentos cadastrados. Além da entrega dos cartões de casa em casa, a equipe da Defesa Civil tem capacitado agentes das Defesas Civis municipais para realizarem o cadastro dos beneficiários que terão direito ao recurso de R$ 300.
Fonte: Em tempo