Connect with us

Publicidade

AMAZONAS

Festival de Parintins é cancelado pelo segundo ano devido à pandemia

Publicado

O Festival Folclórico de Parintins foi cancelado pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia. Apesar da forte dependência econômica do município em relação ao Festival, o cancelamento foi decidido para evitar o alto risco de contaminação do público, dos artistas, outros trabalhadores da estrutura do evento e da população local. O evento acontece anualmente no mês de junho.

Na última edição com público, em 2019, desembarcaram em Parintins mais de 66 mil pessoas. Tendo em vista a possibilidade de um público dessa magnitude, e levando em consideração o duro impacto da pandemia sobre o Amazonas, as diretorias dos bois se posicionaram contra a realização do Festival. 

O Festival Folclórico de Parintins é nossa maior indústria cultural. A cidade vive em torno dessa ocasião. A maior parte das receitas do município é gerada através desse trabalho. Ano passado, não pôde haver por causa da pandemia. Esse ano, novamente não tem condições de fazer evento com público”- Antônio Andrade, presidente do Garantido

Foto: Divulgação

Andrade ainda falou sobre as condições que o Garantido considera essenciais para que o Festival ocorresse. “Só faríamos se a população de Parintins e do Amazonas estivesse vacinada. Ainda nem acabamos de sair da segunda onda e já se fala em terceira onda. Não existe como trabalhar ignorando essa possibilidade”, afirma.

Jender Lobato, presidente do Caprichoso, também se manifestou sobre a realização do festival.

A posição do Boi Caprichoso é que há muita dificuldade para fazer o evento. O mundo inteiro está tendo dificuldades para fazer eventos com grande público. A classe médica do Japão está pedindo para que não haja Olímpiadas, por exemplo. É óbvio que queremos fazer o festival, mas é mais importante salvar vidas”- Jender Lobato, presidente do Caprichoso

Como foi feito no ano passado, os presidentes dos bois também estão definindo os detalhes de uma live em alusão ao Festival. A apresentação online deve ocorrer no dia 26 de junho.

Em nota, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas informou ao Em Tempo que o Festival está cancelado e está em diálogo com os presidentes dos bois Caprichoso e Garantido para a realização de uma ação em auxílio aos bumbás.

“O auxílio é para os profissionais envolvidos no Festival Folclórico de Parintins não ficarem desassistidos no período do evento, que não poderá ser realizado devido à pandemia”, afirma a nota.

Foto: Divulgação

Diretoria teve reunião com governo para ajudar Parintins

Os presidentes dos bois reuniram-se, na terça-feira (1º), com o Governador Wilson Lima (PSC), o secretário de Cultura Marcos Apolo e o presidente da Comissão de Cultura e de Economia Criativa da Assembleia Legislativa, deputado Saullo Viana (PTB). A reunião foi para discutir alternativas econômicas para os trabalhadores que fazem o Festival, que estão sem trabalho.

Segundo o deputado Saullo Viana, o objetivo da reunião foi propor soluções para “auxiliar os artistas de Parintins e ações para propagar o Festival Folclórico, que é a maior manifestação cultural do Amazonas”.

Fonte: Em tempo

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza