POLÍCIA
Suspeitos de exploração sexual infantil são presos em Manaus
Três pessoas foram presas, na manhã desta quarta-feira (9), suspeitas de crimes de abuso e exploração sexual praticados na internet contra crianças e adolescentes. As prisões aconteceram em decorrência da oitava fase da operação Luz na Infância, deflagrada pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC).
Segundo o responsável pela DERCC, delegado Heron Ferreira, as prisões aconteceram nos bairros Crespo (zona sul), São José (zona leste) e União (zona centro-sul). Conforme a Polícia Civil, três pessoas foram presas em flagrante, sendo duas pelo crime de abuso e exploração sexual infantil e uma por porte de munição de arma de fogo.
“Chegamos lá por volta das 6h para iniciar o cumprimento do mandado e um dos moradores se recusou a abrir. Foi necessário fazermos o arrombamento da porta”, disse o delegado Edgar Moura, do 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
O delegado acrescentou que o suspeito de pedofilia estava muito nervoso, mas confessou a prática criminosa. Segundo Moura, o homem acessava conteúdo pornográfico infantil em sites russos. “Ele baixava esse conteúdo para o cartão de memória e colocava em um adaptador para assistir o material na televisão”, disse o delegado, acrescentando que as investigações vão continuar.
Sobre a operação
A operação recebeu o nome de Luz na Infância por serem considerados nefastos os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. De acordo com a polícia, a internet facilita esse tipo de crime e, via de regra, os infratores agem nas sombras da rede mundial de computadores.
Ao todo, a operação aconteceu em 18 Estados brasileiros.
Fonte: D24am.