POLÍCIA
Polícia coleta material genético de familiares de pessoas desaparecidas no AM
O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) coleta a partir de hoje (14), o material genético de familiares de pessoas desaparecidas no Amazonas. O Instituto de Criminalista (IC) está recebendo o material genético de parentes de primeiro grau da pessoa desaparecida.
Conforme o diretor do DPTC, Lin Hung Cha, a identificação de desaparecidos será feita pelo Banco de Perfil Genético através da determinação de vínculo biológico entre o desaparecido e o familiar.
“É uma campanha nacional de localização de pessoas desaparecidas através da coleta de amostras dos familiares das pessoas desaparecidas para compor o banco do perfil genético do laboratório genético de forense. Com isso, a gente vai tentar localizar as pessoas de todo país”, explicou Lin.
Familiares interessados precisam assinar um termo de consentimento, logo após a coleta do material, que é inserida no perfil genético.
“Os familiares nos procuraram, devem ser os parentes em primeiro grau da pessoa desaparecida, pai, mãe, irmão e filho. Quanto mais parentes houver, é melhor para garantir os resultados obtidos. A coleta é um furo na ponta do dedo, a gente pega umas gotas de sangue, é bastante rápido e simples”, destacou a gerente do laboratório de genética forense, Daniela Koshikene.
O material será coletado na sede do Instituto de Criminalista. O agendamento pode ser feito através do número: (92) 98416-1122. O atendimento é oferecido de 8h às 17h.
De acordo os dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em 2020, 555 notificações de desaparecidos foram realizadas em Manaus, sendo 367 do sexo e 188 feminino, destes, 285 foram localizados.
Neste ano, até abril, 149 pessoas desapareceram, 90 masculino e 49 do sexo feminino.
Fonte: D24am