Estamos nas Redes

INTERNACIONAL

Novo vírus é identificado em carrapatos após infecções humanas no Japão

Publicado

em

Um novo vírus que pode infectar humanos e causar doenças foi identificado por cientistas no Japão. Chamado vírus Yezo, é transmitido por picadas de carrapatos, causa uma doença caracterizada por febre e redução das plaquetas e leucócitos no sangue.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Hokkaido e colegas, e os resultados foram publicados na revista Nature Communications.

Keita Matsuno, virologista do Instituto Internacional de Controle de Zoonoses da Universidade de Hokkaido, disse: “Pelo menos 7 pessoas foram infectadas com este novo vírus no Japão desde 2014, mas, até agora, nenhuma morte foi confirmada”.

O vírus Yezo foi descoberto depois que um homem de 41 anos foi internado no hospital em 2019 com febre e dores nas pernas após ser picado por um artrópode que se acreditava ser um carrapato enquanto caminhava por uma floresta local em Hokkaido.

Ele foi tratado e teve alta após duas semanas, mas os testes mostraram que ele não havia sido infectado com nenhum vírus conhecido transportado por carrapatos na região. Um segundo paciente apareceu com sintomas semelhantes após uma picada de carrapato no ano seguinte.

Fonte: D24am

Continue Lendo
Publicidade