POLÍTICA
Para limpar sua imagem arranhada, Wilson Lima gasta cerca de R$ 230 milhões em publicidade
O governador Wilson Lima gastou cerca de R$ 230 milhões em contratos para publicidade da sua gestão, entre os anos de 2019 e 2021. Em contrapartida, com o Auxílio Estadual foram alocados apenas R$ 60 milhões. O investimento com propaganda representa três vezes mais se comparado ao valor gasto com o auxílio de R$ 150 para as famílias em situação de vulnerabilidade.
Em setembro, o Governo do Amazonas anunciou o Auxílio Estadual permanente para 300 mil famílias do Estado. Segundo informações oficiais divulgadas, esse é “o maior programa de transferência de renda da história que vai beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, na capital e no interior, ajudando a garantir a segurança alimentar da população”.
Dados do site da transparência do Estado mostram que nos dois primeiros anos de gestão do governador Wilson Lima, a Secretaria de Comunicação Social (Semcom) gastou mais de R$ 230 milhões em contratos com quatro empresas para a realização de publicidade do Governo.
Apenas os valores gastos em 2020 com publicidade, no valor de R$ 122 milhões, seriam suficientes para arcar com dois meses de Auxílio Estadual de R$ 150 para 400 mil famílias amazonenses.
O valor gasto com publicidade é muito maior do que foi investido em oxigênio, durante a pandemia de Covid-19, com a única empresa que fornece gás medicinal para o Estado, a White Martins, que recebeu cerca de R$ 32,4 milhões.
Em novembro do ano passado, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou procedimento preparatório para apurar os gastos do Governo com publicidade no ano de 2020, tendo como beneficiária a empresa Kintaw Design e Publicidade Ltda.
O procedimento foi instaurado pelo promotor da 78ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção do Patrimônio Público, Hilton Serra Viana, “considerando que é função institucional e dever do Ministério Público instaurar procedimento preparatório e inquérito civil, na forma da lei, para anulação ou declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio público ou à moralidade administrativa do Estado ou do Município, de suas administrações indiretas ou fundacionais ou de entidades privadas de que participem”.
Gastos
A gestão do governador Wilson Lima bateu o recorde histórico de gastos em contratos com TVs, Rádios, Sites, Blogs e outros canais de publicidade e propaganda. Em 2020, foram empenhados R$ 130,4 milhões, sendo R$ 122,6 milhões pagos. Em 2021, até o último dia 5 de novembro, a Secom já havia empenhado R$ 194,9 milhões, sendo R$ 107,9 milhões pagos.