MANAUS
Prefeito David Almeida entra para história ao sancionar o Plano Municipal de Cultura
Após 70 anos de espera pela classe artística e cultural, o Prefeito de Manaus, David Almeida entrou para a história da cultura manauara, o mesmo assinou a sanção do Plano Municipal de Cultura (PMC), na noite de ontem, (28), na casa de Praia Zezinho Corrêa.
O sonho de vários artistas e fazedores de cultura, agora é realidade e reúne um conjunto de diretrizes, estratégias e metas para orientar o poder público na formulação de políticas culturais pelos próximos dez anos, além de abrir portas para a captação de recursos e investimentos na área cultural.
“Esse é um ato meramente administrativo, mas que merecia ser comemorado. São 70 anos de espera pela classe artística. Por isso, decidimos fazer essa festa como forma de comemorar com toda a nossa sociedade essa conquista. A prefeitura construiu esse plano, foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus e agora vai beneficiar toda a sociedade.” Disse o Prefeito de Manaus.
Ainda de acordo com o chefe do executivo municipal, vários espaços culturais estão sendo reformados e será entregue a população da cidade de Manaus.
“Estamos reformando diversos espaços culturais pela cidade, como o anfiteatro do Jorge Teixeira e já entregamos o palco da Baixada Fluminense, no bairro Cidade Nova. Vamos fazer o mesmo no Viver Melhor. O nosso compromisso é fazer o mesmo que estamos fazendo aqui, na Casa de Praia, em todas as zonas da cidade. Só temos que celebrar. Parabéns, Manaus, parabéns à cultura”, enfatizou Almeida.
De acordo com produtor cultural, Caio Andrade o momento é único e trás uma grande mudança na vida desses profissionais.
“É algo inacreditável, um sonho realizado e uma mudança na vida das pessoas vivem da cultura na nossa cidade, obrigado Prefeito David, parabéns Prefeitura de Manaus, a cultura hoje tem um plano e os artistas uma esperança daqui pra frente”, finalizou.
Já para o artista circense que esteve no local, disse que o momento é magnifico e os movimentos culturais se alegram com a notícia do ato realizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
“ Que coisa magnifica, após tanto tempo de espera Manaus sai na frente e mostra para o Brasil, que a cultura também move a nossa sociedade, que milhares de profissionais sustentam suas famílias através da cultura, que a economia da nossa cidade, também se fomenta com cultura, hoje quem ganha o presente somos nós” concluiu Bianca Trindade
COMPROMISSO DE CAMPANHA FOI CUMPRIDO
O Plano Municipal de Cultura é um dos compromissos de campanha do prefeito David Almeida e a peça que faltava para completar o chamado “CPF” da Cultura, sigla que significa: Conselho, Plano e Fundo, representando as instâncias básicas que integram o Sistema Municipal de Cultura, um modelo de gestão apresentado pelo Sistema Nacional de Cultura.