Estamos nas Redes

NACIONAL

Ministro do STF ordena entrega de passaporte de Bolsonaro em operação contra tentativa de golpe

Publicado

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro entregue seu passaporte em 24 horas, como parte de uma operação que investiga uma tentativa de golpe de Estado para mantê-lo no poder, mesmo após a derrota nas eleições de 2022.

A ordem foi confirmada pela defesa de Bolsonaro, que atualmente está em sua casa de veraneio em Angra dos Reis (RJ), de acordo com seu advogado Luiz Eduardo Kuntz. Além disso, o ex-presidente foi proibido por Moraes de entrar em contato com os investigados na operação, deflagrada nesta quinta-feira (8).

Entre os alvos da operação estão aliados civis e militares de Bolsonaro, incluindo ex-ministros e membros das Forças Armadas. São 33 mandados de busca, 4 prisões preventivas e 48 medidas cautelares em 10 unidades da federação.

A Polícia Federal (PF) afirmou que o grupo investigado disseminou informações falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro para justificar uma intervenção militar. Dividiram-se em dois eixos: propagar fake news sobre fraude nas urnas e realizar atos para abolir o Estado Democrático de Direito.

A operação é resultado de delações, incluindo a de Mauro Cid, e envolve militares da ativa, como o coronel Romão Correa Neto e o major Rafael Martins de Oliveira. O Exército acompanha alguns mandados em apoio à PF, sendo 16 militares alvos, incluindo membros das Forças Especiais, conhecidos como “kids pretos”.

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza