Estamos nas Redes

MANAUS

Cratera na Avenida Constantino Nery mobiliza equipes de recuperação

Publicado

Foto: Divulgação

Uma cratera surgiu na Avenida Constantino Nery, no trecho do bairro São Geraldo, zona Centro-Sul de Manaus, no final da tarde de sábado (10). Em resposta rápida, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), mobilizou equipes para iniciar os trabalhos de recuperação da via em menos de 24 horas.

Em uma inspeção realizada no local pela manhã de domingo (11), o engenheiro e subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, explicou as causas da erosão na via. Segundo ele, o problema se originou de uma falha na galeria de águas pluviais. “Identificamos um problema na galeria de águas pluviais. A tubulação já apresentava riscos de rompimento, mas, com a forte chuva de ontem, sábado, houve uma sobrecarga em, ao menos, dez tubos”, destacou.

Uma erosão de cinco metros de profundidade se abriu na pista, causada pela sobrecarga nos tubos que estão interligados à galeria. As equipes da prefeitura escavarão mais a via como precaução, para avaliar possíveis outros danos nos tubos.

Após a avaliação, foi constatado que a tubulação implantada há pelo menos 20 anos não recebeu manutenção desde então.

O engenheiro indicou que, embora obras como essa costumem ser concluídas em prazos curtos, a conclusão pode ser afetada por intempéries e problemas logísticos. “Estamos à mercê do tempo, da movimentação nesse local e do que formos identificando no decorrer da obra. Podemos vislumbrar uma conclusão até o fim das festividades de Carnaval, na quinta-feira, dia 15. Vamos aproveitar esse período de baixo fluxo para acelerar a obra”, afirmou.

Inicialmente, um poste de fiação elétrica precisou ser isolado para garantir a segurança da equipe. Outros cabeamentos de telefonia e gás, submersos na via, indicam a minuciosidade do trabalho que a equipe deve empregar.

“A concessionária de energia está avisada, mas por se tratar de algo que conseguimos contornar, não houve a necessidade de atuação conjunta. Mas estamos em contato, para qualquer necessidade”, concluiu Aragão.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza