NACIONAL
Ex-presidente da Câmara de Suzano condenado por abuso sexual contra netas
O Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de José Renato da Silva, ex-presidente da Câmara de Suzano e ex-vice-presidente do Partido Liberal (PL) no Estado, por praticar atos sexuais indevidos com duas de suas netas. O desembargador Zorzi Rocha negou o recurso da defesa e emitiu um mandado de prisão para a execução da pena, decisão respaldada pela 6.ª Câmara de Direito Criminal.
José Renato foi inicialmente sentenciado a 40 anos de reclusão em regime fechado pela primeira instância. As acusações incluíram abusos contra a filha quando ela tinha 6 anos, e posteriormente, contra as netas, desde a mesma idade, conforme alegações do Ministério Público. Os abusos teriam perdurado por quase uma década, de 2012 a 2021.
As netas relataram toques íntimos, solicitações de carinho na região genital e penetração, todos tratados pelo avô como “brincadeiras” que deveriam ficar entre eles. Os abusos vieram à tona após descobertas pela escola. Além dos testemunhos das vítimas, a denúncia incluiu mensagens, e-mails e pareceres psicológicos.
Apesar da condenação, o advogado do réu comunicou a obtenção de um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), permitindo que José Renato aguarde o desfecho do processo em liberdade. O caso está sob segredo de Justiça, e a defesa afirma que não há mandado de prisão contra o cliente.