POLÍTICA

Proposta para Fim da Reeleição no Executivo Ganha Destaque no Congresso Nacional

Publicado

on

Desde a promulgação da emenda constitucional que permitiu a reeleição em 1997, o tema do fim da possibilidade de recondução para cargas no Executivo tem sido recorrente no Congresso Nacional. Segundo levantamento da CNN, ao menos 57 propostas foram apresentadas na Câmara e no Senado ao longo dos anos nesse sentido.

Cerca de metade dessas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) (49%) também sugerem aumentar o tempo de mandato de 4 para 5 anos. A maioria das propostas (41) foi protocolada na Câmara, enquanto 16 foram apresentadas no Senado.

A discussão ganhou novos fôlegos com o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que considera o tema uma das prioridades de seu último ano no comando da Casa.

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do projeto sobre o novo Código Eleitoral, está articulando uma proposta para acabar com a reeleição e estender os mandatos de presidente, governador, prefeito e vereador para cinco anos, e de senador para dez.

A proposta de Castro inclui diferentes opções, com a principal divergência sendo a unificação ou não dos pleitos no país, considerando que atualmente as eleições gerais e municipais ocorrem separadamente. O senador dispõe de duas possibilidades de regras de transição para as mudanças, buscando o apoio entre os senadores para decidir o caminho a ser seguido.

Apesar do apoio declarado de Pacheco à proposta, sua aprovação enfrenta desafios, especialmente na Câmara dos Deputados, onde o presidente Arthur Lira (PP-AL) não é favorável ao assunto. A proposta é vista como complexa para ser tratada em um ano eleitoral, com menos atividades no Congresso.

Enquanto o debate continua, a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, figura entre os críticos da proposta, defendendo uma reforma eleitoral mais abrangente em vez de alterações apenas na reeleição.

Clique para comentar
Sair da versão mobile