POLÍCIA
Polícia Federal Desarticula Organização Criminosa na Operação Última Milha
Brasília, 11 de julho de 2024 — A Polícia Federal deflagrou hoje a 4ª fase da Operação Última Milha, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que realizava monitoramento ilegal de autoridades públicas e produzia notícias falsas utilizando sistemas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Segundo informações da PF, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em cinco cidades: Brasília, Curitiba, Juiz de Fora, Salvador e São Paulo. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A operação visa combater atividades ilegais como criação de perfis falsos e divulgação de informações sabidamente falsas, além do acesso ilegal a computadores, telefones e infraestrutura de telecomunicações para monitoramento de pessoas e agentes públicos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, interceptação clandestina de comunicações e invasão de dispositivo informático alheio, de acordo com a PF.
A Operação Última Milha teve início em outubro do ano passado, quando a PF investigou o uso indevido do sistema de geolocalização de dispositivos móveis pela Abin sem autorização judicial. O sistema, segundo as investigações, teria sido utilizado de maneira intrusiva na infraestrutura crítica de telefonia do Brasil.
As diligências continuam em andamento, com o objetivo de apreender evidências que confirmem as práticas ilegais da organização criminosa desarticulada hoje.