Estamos nas Redes

AMAZONAS

MPAM Solicita Indicação de Unidades de Saúde com Vacinas Contra Covid-19 para Garantir Continuidade do Projeto “Juntos pela Vida”

Publicado

Manaus, 16 de agosto de 2024 – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) solicitando a relação das unidades de saúde que possuem imunizantes contra a Covid-19. A ação visa garantir a continuidade e a eficácia do Projeto “Juntos pela Vida”, que tem como objetivo a proteção da saúde infantil no estado do Amazonas.

Com o aumento da demanda por vacinas e intensificação das auditorias do projeto, o MPAM busca assegurar que as escolas participantes possam informar pais e responsáveis sobre os locais disponíveis para a imunização. A medida visa ampliar a cobertura vacinal e prevenir surtos na capital amazonense.

O ofício foi dirigido ao secretário municipal de Saúde, Djalma Pinheiro Pessoa Coelho, e pede a indicação das unidades que oferecem vacinas para o público de até 5 anos, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A relação deve ser compartilhada com as instituições de ensino participantes do projeto em 2024.

Romina Carmen Carvalho, promotora de Justiça e coordenadora do CAO-IJ, destacou que o projeto “Juntos pela Vida” reflete o compromisso do MPAM com o direito à saúde, conforme a Constituição. “A demora nos atendimentos e a falta de vacinas nas UBS causam desconfiança e desmotivação em relação à vacinação. É crucial que a população, especialmente as parcelas vulneráveis e periféricas, seja atendida com eficiência e planejamento adequado”, afirmou Carvalho.

Auditorias e Cobertura Vacinal

Desde segunda-feira (12), o MPAM realizou auditorias em sete instituições de ensino, incluindo três escolas municipais, duas centros socioeducativos e duas escolas estaduais. Entre os centros educacionais auditados, os de tempo integral Zilda Arns Neumann e João dos Santos Braga atingiram coberturas vacinais de 80,93% e 84,60%, respectivamente, correspondendo a 792 e 961 alunos.

Sobre o Projeto “Juntos Pela Vida”

O Projeto “Juntos Pela Vida” é uma iniciativa premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e visa garantir o direito à saúde e à vida de crianças e adolescentes. A entrega do selo do projeto, que reconhecerá os gestores que contribuíram para seu sucesso, está programada para outubro de 2024.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza