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Golpe da “Falsa Central de Atendimento” Atinge População e Preocupa Autoridades

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Criminosos estão utilizando um novo golpe, chamado “Falsa Central de Atendimento”, para fraudar financeiramente a população. Nesse esquema, os suspeitos se passam por atendentes de bancos ou crediários, contatando as vítimas e alegando bloqueios em suas compras com cartão.

Os golpistas ligam e informam que houve compras suspeitas, orientando as vítimas a seguir instruções para desbloquear o cartão. Segundo o delegado Paulo Benelli, eles usam tecnologia de “Spoofing” para mascarar o número, fazendo parecer que a ligação é do banco. É importante ressaltar que instituições financeiras não realizam chamadas ativas sobre compras não autorizadas.

Os principais alvos são idosos e pessoas com menos familiaridade com tecnologia. Um caso recente envolveu uma idosa de 70 anos que, após receber uma ligação falsa, transferiu R$ 50 mil via Pix e contratou um empréstimo.

Dicas de Prevenção: A Polícia Civil recomenda:

  1. Desconfie de ligações: Bancos não ligam para informar sobre compras não autorizadas. Desligue e contate a instituição pelos canais oficiais.
  2. Proteja suas senhas: Não forneça dados sensíveis por telefone.
  3. Atenção a links suspeitos: Evite clicar em links recebidos sem solicitação.
  4. Use autenticação em dois fatores: Ative medidas extras de segurança em suas contas.

O que Fazer se For Vítima: Se você ou alguém que conhece foi alvo desse golpe, registre um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Virtual (delegaciavirtual.sinesp.gov.br). A investigação será encaminhada à Dercc, localizada na Delegacia Geral, na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro.

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