AMAZONAS
“As aventuras da Cunhã”: Editora UEA lança HQ na Bienal do Livro 2025, no Rio de Janeiro
A força, a alegria e a imaginação da Amazônia ganharam destaque, neste domingo (15/6), na Bienal do Livro 2025, no Rio de Janeiro, com o lançamento da obra “As aventuras da Cunhã”, da Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A HQ, organizada por Isabelle Nogueira e Prof. Dr. Darlisom Ferreira, apresenta a personagem Cunhã, inspirada na trajetória marcante de Isabelle como cunhã-poranga do Boi Garantido e símbolo de força e representatividade.
Na história, Cunhã sai de uma sala de aula e embarca, com seus amigos Manu e Gerson, sua mãe Jaqueline e a arara Jackson, em uma viagem de barco rumo ao Festival de Parintins. Pelo caminho, o grupo vive aventuras que celebram os mitos, os saberes do povo da floresta e os encantos da Amazônia, em uma narrativa que mescla coragem, fantasia e tradição.
Com ilustrações marcantes e linguagem acessível, a HQ busca dialogar com leitores de todas as idades, despertando o interesse pelas raízes culturais da região, por meio de uma estética cuidadosa que transporta o leitor para a Parintins, a Ilha da Magia.
Colaboração da universidade
Para o curador educacional e organizador da obra, Prof. Dr. Darlisom Ferreira, a HQ representa mais do que uma aventura em quadrinhos. Trata-se de um projeto que nasce do diálogo entre educação, cultura e identidade amazônica. Ele destaca o papel da universidade, por meio da gestão do reitor André Zogahib, e a importância da trajetória de Isabelle Nogueira, professora por formação, como base para a criação da personagem.
“Construir ‘As aventuras da Cunhã’ foi um processo muito cuidadoso que envolveu escuta, pesquisa e sensibilidade. Trabalhamos lado a lado com a Isabelle para garantir que a personagem Cunhã tivesse elementos autênticos de sua trajetória pessoal mas, também, aspectos simbólicos que representassem as mulheres amazônidas como um todo, com sua força, sua alegria, sua coragem e sua conexão com a natureza. Cunhã é isso: um convite à imaginação mas, também, ao reconhecimento e à valorização da nossa identidade”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA.
Orgulho amazônida
Professora por formação e apaixonada pela educação, Isabelle Nogueira fala sobre o sonho de levar orgulho e pertencimento às crianças da Amazônia por meio da HQ “As aventuras da Cunhã”.
“A educação é a chave para transformar o mundo. Sonhei com esta obra para que alcançasse todos os públicos, algo que a família inteira pudesse aproveitar. É na infância que plantamos as sementes que esperamos colher no futuro. Quero que as crianças, especialmente as da Amazônia, sintam orgulho da nossa cultura, da nossa história, de tudo o que temos”, exclamou Isabelle.
“O livro conta com prefácio escrito pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, fato que reforça a relevância da obra como instrumento de valorização das culturas originárias e de fortalecimento das identidades amazônicas desde a infância”, explica a diretora da Editora UEA, Prof.ª Dra. Isolda Prado.
Responsável pelas ilustrações da obra, o quadrinista Eunuquis Aguiar Muniz conta que dar vida à personagem foi uma experiência única. “Traduzir a história de uma personalidade tão importante para a nossa Amazônia foi um desafio agradável. Eu e a Fernanda Costa viajamos até Parintins para colher referências visuais e ouvir os relatos das pessoas sobre os bois-bumbás. Também visitamos a escola onde a Cunhã estudou aqui em Manaus para ter uma base real da sua trajetória. Criar o visual da personagem Cunhã e produzir sua história foi uma experiência incrível”, afirmou.
Gabriel Anart, membro da RJ Encarnada, torcida do Garantido no Rio de Janeiro, explica que o lançamento proporcionou uma oportunidade inédita para os fãs cariocas. “A Bienal nos deu a chance de estar pertinho de um dos itens do nosso boi e, também, de adquirir um pouco mais dessa cultura tão linda”, completou.
Fonte: UEA