INTERNACIONAL
Trump ameaça cortar subsídios da Tesla após críticas de Elon Musk
Em publicação na Truth Social, o republicano voltou a atacar o CEO da Tesla e ex-integrante do governo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar o CEO da Tesla e ex-integrante do governo, Elon Musk, ao reafirmar sua posição contrária à regulação do mercado de veículos elétricos.
Em publicação na Truth Social, o republicano chegou a ameaçar os subsídios recebidos pela montadora de Musk.
“Carros elétricos são bons, mas ninguém deveria ser forçado a ter um. Elon talvez receba mais subsídios do que qualquer outro ser humano na história – de longe – e, sem esses subsídios, ele provavelmente teria que fechar as portas e voltar para casa, na África do Sul. Sem mais lançamentos de foguetes, satélites ou produção de carros elétricos – e nosso país economizaria uma fortuna. Talvez devêssemos pedir para o Doge dar uma boa olhada nisso? Há muito dinheiro a ser economizado!!!”, escreveu Trump na rede social.
Os comentários de Trump foram feitos depois que Musk, um grande doador republicano, renovou suas críticas ao amplo projeto de lei de corte de impostos e gastos e prometeu destituir os legisladores que o apoiaram, apesar de fazer campanha para limitar os gastos do governo.
Doge é o Departamento de Eficiência Governamental, um órgão criado por Trump quando voltou ao poder, em janeiro, e chefiado por Musk até o fim de maio.
O presidente também postou uma mensagem aos congressistas republicanos em defesa do “grande e belo projeto” de redução de impostos e cortes de gastos, que começou a ser votado na segunda-feira (30) pelo Senado.
“A não aprovação significa um aumento colossal de impostos de 68%, o maior da história!!!”, afirmou. Dois senadores republicanos, Thom Tillis e Rand Paul, já se manifestaram contra o projeto.
Em resposta a Trump, Musk disse em sua própria plataforma de mídia social X: “Estou literalmente dizendo corte tudo. Agora.”
No início de junho, Trump ameaçou cortar os contratos governamentais de Musk quando o relacionamento deles explodiu em uma briga generalizada nas redes sociais sobre o projeto de lei de redução de impostos, que analistas apartidários estimam que adicionaria cerca de US$ 3 trilhões à dívida dos EUA.
Fonte: CNN Brasil