AMAZONAS
Festival de teatro em formato de podcast ultrapassa 3 mil plays e mantém acesso gratuito
Com dez anos de tradição no Amazonas, o Breves Cenas de Teatro teve que adaptar os espetáculos por conta da pandemia.
Com a proposta de “teatro para ouvir”, o Breves Cenas de Teatro – Podcast, festival tradicionalmente realizado no Teatro Amazonas, atingiu, em sua estreia na versão digital, a marca de 3 mil plays nos espetáculos em formato de áudio.
A tradição de cenas curtas com espetáculos de, no mínimo, 4 minutos e 59 segundos e, no máximo, 12 minutos e 31 segundos, foi mantida na versão virtual. Por isso, esse é o tempo em que as cenas em podcasts são apresentadas aos ouvintes.
O festival optou por apresentar espetáculos em podcasts por conta da pandemia. Ele estreou no dia 25 de março, completando 10 anos de realização
Em dez anos, o Breves Cenas de Teatro já ultrapassou a marca de 50 mil espectadores presenciais em edições realizadas em Fortaleza (CE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e em sua cidade natal, Manaus (AM). A programação em podcast continua disponível, de forma gratuita, nas principais plataformas de streaming, ou acessando o site brevescenas.com.br.
Realizado em março de 2021, o evento ocorreu em tempo real, com ações que engajaram o público e artistas via plataformas digitais, através de lives, residências artísticas e workshops.
Um dos principais diferenciais foram as escutas coletivas, em que as estreias dos espetáculos eram feitas online, mas com um elemento essencial do teatro: a plateia ao vivo.
No total, o Breves Cenas – Podcast disponibiliza 13 produções cênicas sonoras em todas as plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Apple Music), que terão acesso gratuito por pelo menos um ano. Para ouvir, basta acessar o perfil do festival.
“São áudio-cenas, peças radiofônicas, poemas sonoros, experimentos sônicos que contam uma história através da palavra e do som. São temáticas urgentes, contemporâneas e que conectam com tudo o que estamos vivendo, sentindo ou mesmo o que almejamos”, destaca o coordenador geral, Dyego M.
Cada podcast tem a abertura gravada pela atriz Denise Fraga, que integrou a programação com workshop virtual para os participantes, e faz uma apresentação dos intérpretes e suas propostas cênicas.
Realizado pela H Produções, o evento foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura.
Fonte: G1