AMAZONAS
Navio estrangeiro de carga é monitorado no AM após caso positivo de Covid-19
Prático de 50 anos apresentou sintomas e foi diagnosticado com a doença em Itacoatiara (AM). Amostra de exame será analisada para identificar a linhagem do vírus.
Um navio de carga estrangeiro está sendo monitorado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. Um dos práticos da embarcação, um brasileiro que subiu a bordo em Macapá, foi diagnosticado com Covid-19 no porto de Itacoatiara, município distante 270 quilômetros de Manaus.
O trabalhador está em quarentena em um hotel da cidade. A amostra colhida nos exames do paciente foi encaminhada para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para ser realizado sequenciamento genético e identificada a linhagem do vírus.
Outro prático brasileiro e 20 tripulantes estrangeiros também fizeram testes, mas não estão com a doença.
O navio de carga partiu do Porto de Espanha, em Manzanillo, no Panamá, no dia 18 de maio. O itinerário da embarcação incluiu parada em Macapá, no Amapá, no dia 25 de maio, chegando a Itacoatiara na quinta-feira (27).
A tripulação inclui o comandante, da Lituânia, quatro filipinos, 15 ucranianos e os dois práticos brasileiros.
O trabalhador com Covid, um homem de 50 anos, teria informado sintomas gripais ao comandante da embarcação, que acionou a Anvisa ao atracar no porto de Itacoatiara.
O navio partiu de Itacoatiara na segunda-feira (31) autorizado pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária.
Fonte: G1