Estamos nas Redes

POLÍTICA

Wilson Lima será ouvido pela CPI DA COVID, na próxima quinta-feira 10/06

Publicado

O presidente da Comissão Comissão Parlamentar de Inquérito ( CPI DA COVID), Senador Omar Aziz atendeu a questão de ordem do Senador Marcos Rogerio (Ro- DEM) e anunciou a convocação do governador do Amazonas, Wilson Lima, na próxima quinta-feira (10/06).

Segundo o Marcos Rogerio “Um grande passo na CPI da Pandemia! Diante das graves denúncias e das operações da PF em andamento, era urgente a convocação do governador para prestar esclarecimentos sobre o uso dos recursos federais no combate à Covid-19.”

Policia Federal na residência do Governador do Amazonas, Wilson Lima / Foto: Divulgação

Rosa Weber dá 5 dias para Aziz informar sobre governadores

A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu cinco dias para o presidente da CPI da Covid no Senado, senador Omar Aziz, para prestar informações sobre a convocação de governadores. A ministra é relatora da ação de governadores de 17 estados e do Distrito Federal que entraram na Corte em busca de salvo-conduto para não comparecerem à CPI.

“Diante da urgência qualificadora da tutela provisória requerida e da relevância do problema jurídico-constitucional posto, requisitem-se informações prévias ao Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, Senador Omar Aziz, a serem prestadas no prazo de 05 dias”, afirmou em decisão.

O argumento deles é o de que a comissão parlamentar não tem competência para convocar autoridades estaduais, que devem ser investigadas pelas Assembleias Legislativas. A ação afirma ainda que a imunidade garantida ao presidente pelo artigo 50 da Constituição se estende aos chefes do Poder Executivo dos estados e municípios.

Governador é alvo da PF, pela vez

A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta quarta-feira (2/6), ação contra o governo estadual do Amazonas por supostas fraudes em licitação e desvios de recursos públicos durante a pandemia da Covid-19.

Trata-se da quarta fase da Operação Sangria, que investiga também a formação de organização criminosa.

Policia Federal na residência do Governador do Amazonas, Wilson Lima / Foto: Divulgação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Lima e do secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, alvo de um mandado de prisão.

Segundo as investigações, há indícios de que funcionários do alto escalão da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas realizaram contratação fraudulenta para favorecer grupo de empresários locais, sob orientação da cúpula do governo do estado, de um hospital de campanha.

Empresários e o secretario de saúde do Amazonas foram presos na manha de hoje.

Fonte: Com informações Metrópole/R7

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza