POLÍTICA
Marcellus Campêlo vai hoje à CPI da Pandemia com dossiê debaixo do braço
Oito dias depois de entregar o cargo de secretário de Saúde do Amazonas, o engenheiro civil Marcellus Campêlo comparece hoje à CPI da Pandemia no Senado Federal. Campêlo, que já teve a quebra de sigilos telefônico e telemático aprovados pela CPI, vai ser questionado sobre possíveis erros da administração estadual que levaram ao colapso da saúde no estado no começo deste ano, com falta de leitos e de oxigênio medicinal nos hospitais.
O ex-secretário passou toda a semana montando um dossiê sobre sua atuação à frente da SES-AM e vai responder apenas sobre sua gestão, que começou em setembro do ano passado, depois de atuar interinamente desde julho, após a prisão da então secretária Simone Papaiz, no caso da compra de respiradores em loja de vinhos.
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) fez a convocação de Campêlo com o objetivo de avaliar até que ponto o governo federal é responsável pelo colapso na saúde amazonense em janeiro de 2021 e pelas políticas utilizadas no estado para o combate ao novo coronavírus. A ideia é tirar o foco de Bolsonaro. Mas a expectativa é que Marcellus dê nome aos bois. A sessão da CPI começa logo mais, às 9h.
O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) disse que existe um requerimento do senador Marcos Rogério (DEM-RO) que o convida a comparecer à CPI da Pandemia. Péricles foi o presidente da CPI da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e disse que teria coisas a contar.
Mas o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM) já esfriou a fervura do parlamentar estadual. Disse que se alguém fosse convocado, seria o relator da CPI do Amazonas, Fausto Jr. e não o presidente. “Quem pode explicar melhor é quem fez o relatório, que tem mais conhecimento”, descartou Omar.
Fonte: Portal Único