Estamos nas Redes

Publicidade

INTERNACIONAL

General russo diz que Moscou pretende controlar todo o sul da Ucrânia

Publicado

Moscou quer assumir o controle total do sul da Ucrânia, disse um general russo nesta sexta-feira, um comunicado que a Ucrânia disse desmentir as afirmações anteriores da Rússia de que não tinha ambições territoriais.

Rustam Minnekayev, vice-comandante do distrito militar central da Rússia, foi citado por agências de notícias estatais russas dizendo que o controle total sobre o sul da Ucrânia daria acesso a uma parte separatista da Moldávia, ocupada pelos russos, no oeste.

Isso cortaria todo o litoral da Ucrânia e significaria avançar centenas de quilômetros para oeste além das linhas atuais, passando pelas principais cidades ucranianas de Mykolaiv e Odesa.

Moscou diz que está realizando uma “operação militar especial” para desmilitarizar a Ucrânia e libertar sua população de pessoas que chama de nacionalistas perigosos. A Ucrânia e seus aliados ocidentais dizem que a invasão da Rússia é uma guerra de agressão injustificada.

“Eles pararam de esconder”, disse o Ministério da Defesa da Ucrânia no Twitter. A Rússia havia “reconhecido que o objetivo da ‘segunda fase’ da guerra não é a vitória sobre os míticos nazistas, mas simplesmente a ocupação do leste e do sul da Ucrânia. O imperialismo como é”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, se recusou a comentar quando perguntado se a Rússia havia expandido os objetivos de sua operação e como Moscou via o futuro político do sul da Ucrânia.

Um alto funcionário da UE disse que as próximas semanas provavelmente serão decisivas.

“Este não é um conto de fadas com um final feliz iminente. Acho que provavelmente veremos um aumento muito significativo na intensidade dos ataques militares russos no leste, acho que veremos uma intensificação dos ataques militares russos ao longo do costa”, disse o funcionário a repórteres.

O estado-maior da Ucrânia disse que as forças russas aumentaram os ataques em toda a linha de frente no leste e estão tentando montar uma ofensiva na região de Kharkiv, ao norte de seu principal alvo, a região sudeste de Donbas.

Na cidade de Kharkiv, tiros de artilharia russos atingiram o principal mercado de Barabashovo. Os serviços de ambulância disseram que houve vítimas, mas ainda não há detalhes disponíveis. Um salão de casamentos e um prédio residencial também foram atingidos.

Em Genebra, o escritório de direitos humanos das Nações Unidas disse que há evidências crescentes de crimes de guerra russos na Ucrânia, incluindo bombardeios indiscriminados e execuções sumárias. Ele disse que a Ucrânia também parece ter usado armas com efeitos indiscriminados.

A Rússia nega atacar civis e diz, sem provas, que os sinais das atrocidades cometidas por seus soldados foram falsificados.

A Rússia disse na quinta-feira que venceu a maior luta da guerra – a batalha pelo principal porto de Donbas, Mariupol – após um cerco de quase dois meses. O presidente Vladimir Putin disse que decidiu não tentar extirpar milhares de soldados ucranianos que ainda estão escondidos em uma enorme siderúrgica, mas sim barrica-los lá dentro.

Washington rejeitou o anúncio.

“Ações, não palavras. Acho que temos que observar e ver o que os russos realmente fazem aqui”, disse à CNN o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby. “Ainda avaliamos que Mariupol é contestada, que não foi tomada pelos russos e que ainda existe uma resistência ucraniana ativa.”

Fonte: Reuters

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *