Estamos nas Redes

Publicidade

INTERNACIONAL

Rússia bombardeia cidades da Ucrânia na véspera do “Dia da Vitória”

Escalada de violência ocorre às vésperas das comemorações que marcam a derrota da Alemanha nazista, em 1945. Na Rússia a data é feriado.

Publicado

A Rússia lançou, na madrugada desta segunda-feira (8/5), uma nova ofensiva com ataques em massa a cidades da Ucrânia. Pelo menos 16 regiões estratégicas ucranianas foram bombardeadas com 61 mísseis russos e, segundo o governo, o país permanece em alerta após “alta possibilidade de novos ataques aéreos“.

Na região de Kiev, cinco pessoas ficaram feridas. As autoridades da Ucrânia afirmaram que houve um ataque com drones. Sistemas de defesa aérea operam para repelir a ofensiva. Em Odessa, mísseis provocaram um incêndio em um depósito de alimentos, de acordo com lideranças ucranianas.

Nesta segunda (8), o presidente Volodymyr Zelensky fez uma publicação em homenagem à data em que as nações ocidentais comemoram a rendição da Alemanha nazista, em 1945. O líder ucraniano afirmou que formalizaria o dia em que a “maioria das nações do mundo lembra a grandeza da vitória sobre os nazistas”.

“É no dia 8 de maio que o mundo homenageia a memória de todos aqueles cujas vidas foram ceifadas por aquela guerra. É pura história, sem misturas ideológicas. E é a história do nosso povo, dos nossos aliados, de todo o mundo livre. Hoje, estamos devolvendo-o ao nosso Estado. Hoje, apresentei um projeto de lei à Verkhovna Rada, da Ucrânia, propondo que 8 de maio seja o Dia da Memória e da Vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial de 1939-1945”, escreveu Zelensky.

Nesta terça-feira (9), a Rússia também celebra o feriado do Dia da Vitória. A data representa a derrota da Alemanha Nazista para os russos. A nova leva de ataques à Ucrânia ocorreu justamente enquanto os russos se preparam para os desfiles em celebração ao marco histórico.

Fonte: Metrópoles
Foto: Reprodução