MANAUS
Picanha, cerveja e gasolina serão vendidas sem impostos na quinta-feira, em Manaus

Em tom crítico à carga tributária brasileira, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus e do Amazonas (CDL Jovem) realiza, nesta quinta-feira (25), o Dia Livre de Impostos (DLI). Será a 17ª edição da campanha e a maior já realizada no estado, segundo os organizadores.
A CDL destaca a picanha e a cerveja como itens a serem vendidos sem imposto nesta edição, mas haverá também rodízio de sushi, itens para pets, pneus, milkshakes e gasolina. Serão mais de 300 estabelecimentos participantes em Manaus, Parintins, Manacapuru e Itacoatiara.
De acordo com o coordenador da CDL Jovem Manaus, Mateus Demasi, a data escolhida (25 de maio) é simbólica. “Esse dia é o primeiro [do ano] em que ‘comemoramos’ ter parado de trabalhar para pagar impostos. De 12 meses do ano, cinco trabalhamos para pagar impostos”, criticou.
Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (22), representantes de lojistas ressaltaram o aumento, em abril, na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incidindo sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.
“Lembrando que o Amazonas teve um aumento de carga tributária esse ano. Aumentou de 18% para 20% e isso impactou muito na vida dos empresários, e principalmente na dos consumidores”, comentou o presidente da Federação das Câmaras dos Lojistas do Amazonas (FCDL), Ezra Azury Benzion.
A partir de janeiro, a Unidade Fiscal do Município (UFM), índice base para impostos e multas, também sofreu reajuste pela Prefeitura de Manaus – de R$ 127,17 para R$ 134,77. O valor influencia no aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no alvará de estabelecimentos e no Impostos Sobre Serviços (ISS).
“[O Dia Livre de Impostos] é bom para a sociedade, para os jovens que estão entrando verem quanto se paga de impostos e muitas vezes os governos acabam colocando mais impostos ainda”, disse o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag.
De acordo com dados do Tesouro Nacional, em 2022, a carga tributária bruta (CTB) do governo geral (federal, estadual e municipal) foi de 33,71% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB). Isso quer dizer que um terço de tudo o que foi produzido de riqueza no ano passado se converteu em tributo.
Por fim, haverá produtos para animais na Miss Pet (Rua Fortaleza, Adrianópolis) e pneus na Japurá Pneus. Já a gasolina sem tributo estará disponível no posto Amazônia, em Parintins, e no posto Atem de Manacapuru e Itacoatiara. Um dos postos de Manaus estará na campanha, mas a CDL Manaus deixou para anunciar nesta terça-feira (23).
Fonte: Acritica
