Estamos nas Redes

Publicidade

NACIONAL

Projeto de Bolsa para Ensino Médio aguarda sanção presidencial e gera expectativas positivas entre educadores e alunos

Publicado

(Foto: Agência Brasil)

Professores, estudantes e pedagogos elogiam o Projeto de Lei aprovado pelo Congresso, aguardando a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visa oferecer uma bolsa mensal de aproximadamente R$ 200 para os alunos do Ensino Médio como forma de combater a evasão escolar.

Destinado aos estudantes de baixa renda da rede pública, matriculados em todas as modalidades do Ensino Médio e pertencentes a famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o programa prioriza aqueles com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.

Abel Santos, pedagogo e professor do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), acredita que a iniciativa pode combater os alarmantes números do IBGE, destacando que a bolsa pode contribuir tanto para a subsistência quanto para a formação dos estudantes.

Luciana Pereira, também pedagoga, considera o projeto fundamental para suprir necessidades básicas de alunos em situação de vulnerabilidade social, como acesso a materiais de higiene. Ela ressalta a importância de critérios claros e acompanhamento da permanência e frequência dos alunos na escola.

Alisson Barbosa, professor de Biologia do Ensino Médio, aponta que o programa deve estar associado à qualidade do conteúdo oferecido, enfatizando a necessidade de garantir não apenas a permanência, mas também o aprendizado dos alunos.

Lívia Cruz, recém-formada no Ensino Médio, vê a medida como um auxílio para sua família, porém expressa dúvidas sobre a suficiência do valor para manter seus irmãos na escola. Ela destaca a importância desse suporte para superar dificuldades e garantir a conclusão do Ensino Médio.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *