Estamos nas Redes

Publicidade

NACIONAL

Resultados Individuais do Encceja 2023 Agora Disponíveis: Certificação para Jovens e Adultos

Publicado

Foto: Agência Brasil

Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 já podem ser acessados no Sistema Encceja. Essa avaliação representa uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada obterem um certificado de conclusão do ensino fundamental e médio.

Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou os resultados do Encceja Exterior e da versão do exame para jovens e adultos sob penas privativas de liberdade (PPL) no exterior. Em 2023, a certificação para o ensino médio será realizada pelo Instituto Federal Fluminense, enquanto o ensino fundamental será pelo Colégio Pedro II.Encceja Desde 2002, o Encceja, aplicado de forma voluntária e gratuita pelo Inep, avalia competências, habilidades e conhecimentos adquiridos no processo escolar ou extraescolar. O exame tem quatro aplicações distintas:

  • Encceja Nacional para residentes no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL, destinado a residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas;
  • Encceja Exterior, voltado para brasileiros residentes no exterior;
  • Encceja Exterior PPL, direcionado a residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. Provas As aplicações fora do Brasil contam com a parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e ocorrem em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. Em 2023, a aplicação se deu em agosto.

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. As provas objetivas avaliam áreas de conhecimento e componentes curriculares dos ensinos fundamental e médio. Além de certificar, o Encceja orienta políticas para melhorar a educação de jovens e adultos e contribui para o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Os editais do exame de 2023 estão disponíveis no site do Encceja. Para mais informações, o número 0800 616161 está à disposição.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *