NACIONAL
Presidente Lula Exonera Diretor-Adjunto da Abin em Meio a Investigação de Esquema de Inteligência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (30) a exoneração de Alessandro Moretti do cargo de diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite de hoje, ocorre em meio a uma investigação da Polícia Federal sobre um suposto esquema de produção de informações clandestinas dentro da Abin, durante a gestão do ex-diretor Alexandre Ramagem, atual deputado federal.
A operação da PF tem como um dos alvos o vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula afirmou em entrevista que, se comprovado o envolvimento de Moretti no monitoramento ilegal do governo anterior, não haveria condições para sua permanência na instituição.
Alessandro Moretti, que estava na Abin desde março de 2023, tinha relação de confiança com o diretor-geral Luiz Fernando Corrêa, indicado pelo presidente Lula. Com a saída de Moretti, Marco Aurélio Chaves Cepik assume o cargo de diretor-adjunto, conforme comunicado da Casa Civil da Presidência da República. Cepik é professor universitário e atual diretor da Escola de Inteligência da Abin.
Antes de ingressar na Abin, Moretti ocupou cargos de destaque na Polícia Federal e na Secretaria Nacional de Segurança Pública, com experiência em inteligência, tecnologia da informação e gestão de informações.
