Estamos nas Redes

Publicidade

INTERNACIONAL

Paciente com dispositivo Neuralink movimenta cursor com o pensamento

Publicado

Foto: Divulgação

Elon Musk revelou na noite de segunda-feira (19) que um paciente com um dispositivo da Neuralink implantado no cérebro já é capaz de movimentar o ponteiro na tela de um computador apenas com o pensamento. O empresário, proprietário da Neuralink, compartilhou o avanço durante uma conversa por voz no X Spaces, uma ferramenta de sua plataforma social.

O marco representa um passo significativo para a Neuralink, empresa de neurociência fundada em 2016 com o objetivo de criar dispositivos cerebrais que permitam às pessoas interagir com dispositivos eletrônicos apenas com a mente, eliminando a necessidade de movimentos físicos. Musk, conhecido também por suas empresas Tesla e SpaceX, destacou que o paciente parece ter se recuperado completamente após o procedimento.

Esse paciente é o primeiro humano a receber o implante da Neuralink. Em janeiro, a empresa anunciou o feito histórico, após anos de testes em animais como macacos e porcos. A autorização regulatória nos Estados Unidos, obtida em maio de 2022, possibilitou o avanço do projeto.

O objetivo da Neuralink é permitir que os pacientes possam clicar em botões e mover o cursor em várias direções na interface do computador apenas com o pensamento. O dispositivo cerebral, chamado de Telepatia, é implantado por um robô, que insere fios ultrafinos no cérebro dos pacientes.

Inicialmente, a empresa pretende focar em pessoas com mobilidade reduzida. Em 2021, a Neuralink demonstrou que macacos podiam jogar jogos como o Ping Pong utilizando apenas o pensamento, marcando um avanço notável na interface cérebro-máquina.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *