Estamos nas Redes

Publicidade

MANAUS

“Mais Acesso”: Projeto da UEA promove cursos de capacitação para atendimento de PcDs

Publicado

Foto: Divulgação/UEA

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está ofertando cursos de capacitação on-line para atendimento de pessoas com deficiência (PCDs). Qualquer pessoa pode participar e obter um certificado ao final de cada curso com duração de 30 horas. 

A iniciativa faz parte do projeto “Mais Acesso”, criado em 2021, pela professora de Legislação e Ética da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), Marklea Ferst, e alunos da universidade. 

A plataforma “Mais Acesso” está disponível em um site (maisacessoqualifica.com.br) e aplicativo. 

Os cursos abordarão sobre o atendimento à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida com intuito de promover acessibilidade e inclusão. 

Qualquer pessoa pode participar e obter um certificado ao final de cada curso com duração de 30 horas.

Projeto “Mais Acesso”

Criado em 2021 por uma professora e alunos da universidade, o projeto “Mais Acesso” foi reformulado e ampliado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

Atualmente, a equipe conta com 28 pessoas, entre alunos e ex-alunos voluntários, que atuam no desenvolvimento de soluções digitais de ensino e aprendizagem para capacitação. 

Segundo a equipe, o objetivo do “Mais Acesso” é promover a acessibilidade, inclusão e igualdade de oportunidade para PCDs ou com mobilidade reduzida. 

Beatriz Viana, deficiente visual, integrante do grupo, é uma das principais consultoras de atividades do site e aplicativo. Ela explica que, por ter uma deficiência, sempre lidou com obstáculos. Mas participar de um projeto como esse mudou completamente a rotina dela. 

“Eu era uma pessoa mais tímida e retraída. O projeto me fez lutar mais pela causa (das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida) e ficar mais ativa. É muito importante ter pessoas que vivenciam essa realidade na equipe, porque não adianta o projeto ser voltado para a gente e nós não participarmos”, destacou Beatriz, que é aluna do curso de Turismo.

Fonte: G1 Amazonas

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *