Estamos nas Redes

Publicidade

POLÍCIA

Traficante Alex Colombiano é recapturado pela polícia após fuga

Publicado

Foto: Divulgação

O empresário e traficante de drogas, condenado a 20 anos de prisão, Alex da Silva Viana, conhecido como “Sheik” ou “Alex Colombiano”, foi recapturado na manhã desta quarta-feira (13) por policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE).

Alex Colombiano estava fugitivo da Justiça desde a madrugada do dia 16 de novembro do ano passado, horas depois de ter sido colocado em prisão domiciliar pelo juiz plantonista de Tefé, Alex Jesus de Souza.

O traficante, que estava sendo investigado pelos servidores de inteligência, foi preso por volta das 10h em um posto de gasolina na Zona Norte. No momento, estava em uma picape modelo Amarok, com carteira de habilitação com nome falso e portando uma boa quantidade de dinheiro, valor não revelado pela polícia.

Sheik foi apresentado hoje no 19º Distrito Integrado de Polícia, onde serão dados cumprimentos a dois mandados de prisão que há em seu desfavor, e será mandado de volta para a cadeia.

A FUGA

Alex Colombiano deixou o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM 1), onde estava preso cumprindo pena, por volta das 17h do dia 15 de novembro de 2023, colocou tornozeleira eletrônica e deveria ter ido para sua casa, no condomínio Portinari, Bairro Tarumã (Zona Oeste). Ao invés disso, ele rompeu o acessório e fugiu.

CARREIRA NO CRIME

De acordo com informações do MP, Alex Colombiano integra a facção criminosa Comando Vermelho (CV) e é considerado um dos maiores distribuidores de droga do Amazonas. Ele leva uma vida empresarial na área de transporte fluvial para ocultar o lucro do comércio de drogas da tríplice fronteira.

Para a polícia, Alex Colombiano é um traficante travestido de empresário, tem contatos diretos com produtores de cocaína e maconha na Colômbia e foi por conta desse relacionamento com eles que acabou ganhando o apelido de “Alex Colombiano”.

Dentro da facção, destacou-se como um dos principais fornecedores de drogas, sendo promovido a um dos dez conselheiros do CV no Amazonas devido ao seu conhecimento em lavagem de dinheiro.

Antes de ser preso, utilizava sua empresa, a Viana Transporte e Logística de Cargas, para lavar dinheiro do tráfico, financiando ações criminosas, incluindo o ataque contra a viatura da Polícia Civil em frente ao fórum Henoch Reis em janeiro de 2022, onde um grupo armado ligado à facção CV assassinou um dos líderes da facção criminosa Revolucionários do Amazonas (RDA).

Já no sistema prisional, liderava a massa carcerária do CV, sendo o responsável por gerenciar a “caixinha”, espécie de mensalidade paga por faccionados aos líderes da facção. Com esse recurso, são financiadas as principais atividades criminosas do CV no estado.

Alex Colombiano foi preso pela Polícia Federal em maio de 2022, na calha do rio Japurá, com 195 quilos de droga. A mesma estava escondida na embarcação Rebouças Júnior, de sua propriedade.

Na casa dele, foram encontradas diversas armas de fogo e documentação apontando possível lavagem de dinheiro, uma vez que o traficante possui acúmulo de bens incompatíveis com a movimentação da empresa da qual é proprietário.