Estamos nas Redes

Publicidade

MANAUS

Unidade Móvel de Saúde da Mulher muda de endereço na zona Leste de Manaus

Publicado

A partir desta segunda-feira (29), a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que atende as usuárias da zona Leste da capital, estará funcionando em um novo local. A estrutura móvel oferecerá serviços de saúde na rua Glória, 4, no bairro Val Paraíso, a partir das 7h.

As demais unidades gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que atendem o segmento feminino nos Distritos de Saúde (Dias) Norte, Sul, Oeste e Rural, permanecerão oferecendo os serviços nas mesmas localidades.

Em funcionamento desde julho de 2023, a iniciativa de levar atendimento ao público feminino por meio de estruturas móveis tem o objetivo de fortalecer a política de saúde da mulher atuando sobretudo em áreas de vazios assistenciais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Até a primeira quinzena de abril, mais de 90 mil atendimentos foram realizados.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, reafirma a importância do serviço para fortalecer as ações de promoção de saúde e prevenção de agravos. “Esse é um compromisso que a Prefeitura de Manaus vem cumprindo a cada atendimento realizado. As unidades são essenciais para permitir que os serviços alcancem as mulheres que moram nos vazios assistenciais de saúde”, enfatiza.

A oferta de serviços e procedimentos da Atenção Primária à Saúde (APS) contemplam o atendimento pré-natal, prevenção e rastreio de casos de câncer de mama e do colo do útero. Consultas médicas e de enfermagem, procedimentos como ultrassonografia, mamografia, coleta e exame preventivo do câncer do colo do útero, dispensação de medicamentos e testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A realização de exames e procedimentos ocorre mediante apresentação de documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Criado com o objetivo de ampliar o acesso da população feminina à assistência básica, o serviço itinerante da Semsa começou a funcionar há nove meses, dispondo de três unidades para atendimento de moradoras das zonas distritais de saúde Norte, Oeste e Leste.

No início deste mês, duas novas estruturas passaram a integrar o serviço, reforçando a cobertura de saúde básica com foco na população feminina das áreas dos Distritos de Saúde Sul e Rural.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *