INTERNACIONAL
Morre Alain Delon, Ícone do Cinema Francês, Aos 88 Anos
O renomado ator francês Alain Delon faleceu neste domingo (18), aos 88 anos, em sua casa em Douchy, cercado pelos filhos e familiares. A notícia foi confirmada pela família do astro em uma nota à imprensa.
“Alain Fabien, Anouchka, Anthony e [seu cão] Loubo lamentam profundamente o falecimento de seu pai. Ele morreu tranquilamente em sua casa em Douchy, rodeado pelos seus três filhos e pela sua família. A família pede que respeitem sua privacidade neste momento de luto extremamente doloroso”, diz a nota enviada pelos filhos de Alain Delon.
Durante sua carreira, Delon participou de mais de 90 produções cinematográficas e trabalhou com alguns dos maiores cineastas, como Louis Malle, Michelangelo Antonioni, Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Melville, Luchino Visconti, René Clément e Jacques Deray. Seu trabalho influenciou gerações e deixou uma marca indelével no cinema.
Em 2019, Delon foi homenageado com a Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes, reconhecendo sua contribuição notável para a sétima arte.
O presidente francês Emmanuel Macron prestou homenagem ao ator, destacando seu impacto no cinema e na cultura. Em uma postagem no X (anteriormente Twitter), Macron afirmou que Delon “encarnou papéis lendários e fez o mundo sonhar.” O presidente descreveu o ator como “melancólico, popular, secreto,” e ressaltou que ele foi “mais que uma estrela: um monumento francês.”
A morte de Alain Delon é uma grande perda para o mundo do cinema e para a cultura francesa, marcando o fim de uma era para um dos ícones mais emblemáticos do cinema.
Monsieur Klein ou Rocco, le Guépard ou le Samouraï, Alain Delon a incarné des rôles légendaires, et fait rêver le monde. Prêtant son visage inoubliable pour bouleverser nos vies.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) August 18, 2024
Mélancolique, populaire, secret, il était plus qu’une star : un monument français. pic.twitter.com/1JTqPfVo5n