POLÍCIA
Seis Homens São Presos em Manaus por Planejar Ataque a Facção Rival
Seis homens, com idades entre 18 e 26 anos, foram presos no início da madrugada desta terça-feira (27) após uma denúncia anônima revelar que um grupo de cerca de 30 pessoas estaria reunido na Comunidade Braga Mendes, zona norte de Manaus, planejando um ataque a uma facção rival no bairro Val Paraíso, na zona leste.
A operação foi conduzida pela 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), sob o comando do major PM Aldivan Rodrigues. A ação começou na noite de segunda-feira (26), baseando-se em informações de Inteligência e no apoio da população. “Com a ajuda da população, através da linha direta, conseguimos realizar uma incursão na área do bairro Braga Mendes, onde foram apreendidas armas e drogas. Todos os seis presos têm passagem pela polícia e pelo sistema prisional”, relatou o major Rodrigues.
A denúncia forneceu detalhes sobre a localização e características de um dos veículos que seria utilizado no ataque, além da informação de que os suspeitos estariam fortemente armados. A equipe da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) se dirigiu ao local indicado, na rua São Timóteo, na Comunidade Braga Mendes, bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus.
Ao perceberem a presença das viaturas, alguns integrantes do grupo dispararam contra os policiais, que revidaram, enquanto outros conseguiram fugir. Durante as buscas, os seis homens foram presos. Com eles, a polícia apreendeu dois fuzis M16 calibre 5.56, uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38, uma pistola Taurus 840, dois carregadores de fuzil, quatro coletes balísticos com placas de proteção e 46 munições de diferentes calibres.
Além das armas, também foram encontradas drogas, incluindo duas porções grandes de maconha, três porções médias de cocaína e uma porção pequena de oxi. As equipes da 30ª Cicom apreenderam ainda um veículo Fiat Mobi vermelho, uma motocicleta Honda Titan vermelha e outras duas motocicletas. Os seis detidos e todo o material apreendido foram encaminhados ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
A PMAM reforça a importância das denúncias da população, que podem ser feitas pelos números 181 ou 190, garantindo o sigilo do denunciante.