Estamos nas Redes

Publicidade

POLÍTICA

Justiça Eleitoral Ordena Retirada de Vídeo Polêmico de Amom Mandel

Publicado

A Justiça Eleitoral do Amazonas determinou que o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) retire, em até 24 horas, um vídeo controverso de suas redes sociais. O material em questão foi exibido durante um debate eleitoral para a Prefeitura de Manaus, realizado na última segunda-feira (26), e mostra Mandel entregando uma laranja ao deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza).

Contexto do Debate

A entrega da laranja foi interpretada como uma alusão à ideia de que Wilker Barreto seria um “laranja” — uma expressão que sugere que alguém está sendo usado como fachada para interesses de terceiros. Wilker Barreto viu a ação como uma calúnia e difamação, o que levou à sua decisão de entrar com uma ação judicial contra Amom Mandel.

Decisão Judicial

Wilker Barreto argumentou que o vídeo, ao ser divulgado nas redes sociais de Amom Mandel, poderia prejudicar sua imagem e a percepção dos eleitores, desvirtuando o debate político. Em sua representação ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), ele destacou que a divulgação do vídeo poderia influenciar negativamente o pleito eleitoral.

O juiz eleitoral Roberto Santos Taketomi analisou o caso e decidiu acolher os argumentos apresentados por Wilker Barreto. Segundo Taketomi, o conteúdo do vídeo tem “valor difamatório” e sua ampla divulgação pode comprometer a integridade das campanhas eleitorais. O magistrado ressaltou que a resolução 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe o uso de informações não comprovadas em campanhas eleitorais.

Taketomi justificou sua decisão afirmando que a conduta de Amom Mandel é incompatível com o direito constitucional de liberdade de expressão e que a disseminação de acusações sem provas pode ser considerada um abuso desse direito. Além de ordenar a remoção do vídeo, Amom Mandel foi convocado a apresentar sua defesa no prazo de um dia.

A decisão reflete o esforço da Justiça Eleitoral para manter a integridade e o respeito nas campanhas eleitorais, evitando a disseminação de conteúdo que possa distorcer o debate político.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza