NACIONAL
Lula Reforça Soberania do Brasil em Resposta a Elon Musk Sobre Decisões do STF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (30) que todos os cidadãos e empresas, independentemente de sua origem, estão subordinados à Constituição e às leis brasileiras. A declaração foi dirigida ao empresário Elon Musk, proprietário da rede social X (antigo Twitter), após a plataforma afirmar que não cumpriria ordens do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e que esperava ser bloqueada no Brasil.
Em entrevista à rádio MaisPB, Lula enfatizou que Musk “tem que aceitar as regras e cumpri-las”. O presidente criticou a postura do bilionário, afirmando que ele deve respeitar as decisões da Suprema Corte brasileira, questionando: “Ele pensa que é o quê? Ele tem que respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira.”
A tensão entre Musk e o STF aumentou após o X se recusar a cumprir a determinação de Moraes para indicar um representante legal no Brasil até quinta-feira (29). Em resposta, a rede social acusou o ministro de emitir “ordens ilegais para censurar seus opositores políticos” e declarou que não acataria “ordens ilegais em segredo.”
Diante da situação, há a possibilidade de que Moraes determine a suspensão da rede social X no Brasil. O ministro também ordenou o bloqueio das contas da Starlink, outra empresa de Musk, como forma de garantir o pagamento de multas aplicadas por descumprimento das ordens judiciais.
Lula reforçou que o Brasil é uma nação soberana e que todos devem acatar as decisões do STF: “Se vale para mim, vale para ele.” A decisão do ministro Alexandre de Moraes reflete a posição firme do STF em garantir o cumprimento das leis brasileiras, com a possibilidade de suspensão imediata das atividades da rede social no país até que as ordens sejam obedecidas e as multas quitadas.