Estamos nas Redes

Publicidade

AMAZONAS

Seca Severas no Amazonas Ameaça Isolar 37 Cidades e Afeta Transporte Fluvial

Publicado

A seca severa que atinge os rios do Amazonas está provocando um grave impacto na logística de transporte da região. De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado (Arsepam), pelo menos 37 cidades do interior do estado podem ser isoladas nos próximos dias devido à redução do nível das águas.

A queda nos níveis dos rios afetou 90% das embarcações que fazem o transporte de passageiros e cargas para essas cidades, levando a uma drástica redução na capacidade operacional. Atualmente, as embarcações estão operando com apenas 45% da capacidade de passageiros e 25% da capacidade de carga, e a continuidade das viagens está ameaçada caso o nível dos rios continue a baixar.

João Rufino Júnior, diretor-presidente da Arsepam, informou que a autarquia está monitorando a situação de perto e mantendo contato constante com as associações de armadores para gerenciar as restrições. Os proprietários das embarcações estão priorizando o transporte de itens essenciais, como alimentos e medicamentos, enquanto veículos e cargas de grandes dimensões estão sendo deixados de lado devido ao risco de encalhe em áreas de pouca profundidade.

Atualmente, o Amazonas possui 136 embarcações operando em 116 linhas. No entanto, 90% dessas embarcações estão enfrentando algum tipo de restrição devido ao calado dos rios, o que tem impactado diretamente a capacidade de transporte na região. A situação continua a ser monitorada, e medidas estão sendo tomadas para minimizar os efeitos da seca e garantir o fornecimento de produtos essenciais às comunidades afetadas.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza