INTERNACIONAL
Embaixada da Argentina em Caracas Cercada por Forças Venezuelanas
Na noite desta sexta-feira (6), a embaixada diplomática da Argentina em Caracas, Venezuela, foi cercada por forças venezuelanas em um movimento que visa revogar a custódia brasileira sobre a sede diplomática. A embaixada brasileira assumiu a custódia da sede no início de agosto, após o governo de Nicolás Maduro expulsar diplomatas argentinos do país.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o governo venezuelano não notificou o órgão sobre o movimento militar em torno da embaixada.
Um vídeo, registrado por Pedro Urrucchurtu Noselli, coordenador internacional da líder da oposição María Corina Machado, mostra o cenário de tensão no local. No vídeo, patrulhas e funcionários encapuzados e armados do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) e da Direção de Ações Estratégicas e Táticas (Daet) cercam a embaixada. “São nove e trinta e cinco minutos da noite, você vê o grande grupo de agentes de segurança que atualmente cerca a sede da Embaixada da Argentina em Caracas, que está sob custódia do governo do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva”, diz Urruchurtu Noselli.
Testemunhas também relataram o corte do serviço elétrico da Embaixada da Argentina, o que representa uma grave interrupção dos meios de comunicação no local.
O governo de Caracas rompeu relações diplomáticas com a Argentina e outros seis países da América Latina, alegando “rejeição às ações e declarações intervencionistas” desses governos após a confirmação da reeleição de Nicolás Maduro pela autoridade eleitoral venezuelana.
A situação destaca a crescente tensão diplomática na região e a complexidade das relações entre os países envolvidos. As autoridades brasileiras e argentinas devem agora buscar resolver a questão de forma diplomática para evitar uma escalada do conflito.