Estamos nas Redes

INTERNACIONAL

Após ameaçar Irã, Trump diz na Otan que “o mundo não ri mais dos EUA”

Trump concedeu coletiva ao fim da cúpula da Otan, após uma manhã conturbada, em que anunciou o fim do acordo de cessar-fogo com o Irã

Publicado

Foto: Reprodução/ The White House

Após romper o acordo de cessar-fogo com o Irã, além de ameaçar o país do Oriente Médio com novos ataques, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que “o mundo não ri mais dos EUA”. A declaração veio acompanhada de críticas à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), cuja reunião de cúpula encerrou-se nesta quarta-feira (8/7), em Ancara, Turquia.

“Nós somos a força militar mais forte do mundo. Eles [países da Otan] nos respeitam como um país novamente. Não nos respeitavam dois anos atrás. A Otan riu de nós, todos riram de nós. Eles não riem mais, ninguém está rindo”, disse Trump, em coletiva após o encontro da Otan.

Ao fim de uma manhã conturbada, em que o líder norte-americano anunciou o fim do acordo de cessar-fogo com o Irã, além de ameaçar o país com um novo ataque na noite desta quarta, Trump voltou a pressionar a Otan pela anexação do território da Groenlândia aos EUA e não poupou críticas às autoridades iranianas, descrevendo-as como “escória” e “loucos”.

“Eu passei a conhecê-los”, disse Trump ao ser questionado sobre a mudança em seu tom com o Irã em relação a algumas semanas atrás, quando descreveu a nova liderança iraniana como “racional” e “inteligente”.

E acrescentou: “Acho que eles são muito mais racionais do que o nível um, o nível dois. O nível um já era, o nível dois já era. Este é o nível três”, disse ele. “Acho que eles são mais racionais, mas, com base em suas ações na última semana ou duas, não estão prestando um serviço ao povo.”

Trump destacou, no discurso, que a Groenlândia é muito importante para os Estados Unidos, mas não é importante para a Dinamarca. “Na verdade, quando a Dinamarca foi invadida pelos nazistas em menos de um dia, eles nos pediram para cuidar da Groenlândia”, disse.

O norte-americano atendeu aos jornalistas ao lado do secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e insistiu no tema Groenlândia. “Nós tomamos a Groenlândia e estupidamente a devolvemos. Não deveríamos tê-la devolvido, porque somos nós que precisamos dela. Precisamos para a proteção do mundo, não apenas dos Estados Unidos. Não ajuda a Dinamarca, mas nos ajuda”, afirmou.

Domo de Ouro

Trump quer que a Dinamarca ceda a Groenlândia para a construção do “Domo de Ouro”, um sistema de defesa antimísseis. Segundo ele, a região é estratégica para proteger o país contra o avanço militar da China e da Rússia.

O presidente norte-americano ainda criticou novamente a Otan, dizendo que não está satisfeito com a aliança “por causa do que eles fizeram com a Groenlândia e porque eles não quiseram nos ajudar com o principal estado patrocinador do terrorismo, que é o Irã”.

E voltou a menosprezar a organização: “Eles [Otan] gostam do trabalho que estou fazendo e disseram: ‘Senhor, nós o amamos’. Essas são pessoas adultas dizendo isso. Não é legal? Talvez eles estejam tentando me bajular”.

Trump anuncia o fim do cessar-fogo

O líder norte-americano anunciou memorando de entendimento firmado com o Irã para encerrar a guerra. Após as ofensivas dessa terça-feira (7/7), ele ameaçou o país do Oriente Médio com a promessa de novos ataques na noite desta quarta.

“Nós os atingimos com força na noite passada e muito provavelmente os atingiremos com força novamente hoje à noite”, disse Trump na cúpula da Otan, na Turquia. “Eles agiam como valentões no Oriente Médio, mas não são mais os valentões”, completou.

Os dois países voltaram a trocar ataques entre estas terça e quarta.

“Para mim, é pura perda de tempo lidar com eles. São mentirosos. Há algo de errado com eles. São loucos. Para mim, acabou”, disse na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Ancara, na Turquia.

Fonte; Metrópoles

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza