Estamos nas Redes

AMAZONAS

Professora da UEA e egressa do curso de Turismo foram premiadas por melhor artigo em evento internacional sobre turismo e sustentabilidade

Docente representou a universidade e o Ministério do Turismo (MTur) por meio de projeto vinculado ao termo de cooperação técnica entre as duas instituições

Publicado

Foto: Mateus Ferst

A Prof.ª Dra. Marklea da Cunha Ferst, docente do curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), destacou-se durante o “Diversity & Sustainability: Opportunities and Threats in Tourism (DSOTT 25)”, evento científico internacional que reuniu os melhores profissionais das diversas áreas do mercado do turismo, ao apresentar duas importantes pesquisas voltadas à promoção do turismo acessível no Brasil. O congresso aconteceu no período de 4 a 6 de junho, na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Coimbra, em Portugal.


O trabalho intitulado “Direito ao Turismo Acessível e Tecnologia Assistiva: Desafios e Perspectivas na Regulação Brasileira” recebeu o prêmio de melhor artigo do evento na temática “Turismo acessível e tecnologia assistiva: desafios e perspectivas”. Desenvolvido em coautoria com a juíza do Trabalho Sâmara Christina Souza Nogueira e Beatriz Lins Lobato, egressa do curso de Turismo da UEA, o artigo busca analisar a adequação e os desafios da aplicação da legislação brasileira sobre turismo acessível e tecnologia assistiva.


Segundo a docente, o estudo demonstra que a legislação brasileira sobre turismo acessível e tecnologia assistiva é adequada em termos teóricos, mas sua aplicação prática é prejudicada pela falta de fiscalização e recursos, confirmando estudos anteriores que mostram o quanto a ausência de acessibilidade em produtos e serviços turísticos é um fator impeditivo para a participação do turista com deficiência no turismo. Sendo assim, torna-se necessária a intervenção estatal na promoção de políticas públicas de desenvolvimento e utilização de tecnologias assistivas no turismo, que culminem na efetiva promoção do turismo acessível.

Também foi apresentado o estudo “Capacitismo e Acessibilidade Turística no Ecoturismo Brasileiro”, que traz como contribuições teóricas os conceitos de ecoturismo e capacitismo turístico, além de discutir os impactos do capacitismo nas atividades de ecoturismo, com uma análise detalhada das barreiras enfrentadas por turistas com deficiência física.


A convite da organização do evento, Marklea Ferst atuou, ainda, como chair da sessão temática sobre turismo acessível e tecnologias assistivas, mediando os debates e promovendo o intercâmbio de experiências acadêmicas e institucionais entre os países participantes. Para ela, essa participação reafirma o protagonismo da UEA na promoção de políticas públicas e pesquisas voltadas à acessibilidade no turismo, bem como fortalece o diálogo internacional para futuras parcerias e colaborações técnico-científicas na área.

Fotos: Mateus Ferst

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza