Estamos nas Redes

NACIONAL

Grupos que atacam moradores de rua e animais abandonados são alvo de operação da polícia de SP

Investigados são membros de grupos na internet. Um adolescente que mora na França é apontado como financiador dos crimes

Publicado

Foto: Divulgação/SSP

A Polícia Civil de São Paulo realiza uma operação nesta quinta-feira, 3, contra grupos na internet que promovem ataques a moradores de rua e animais abandonados, articulados por meio de plataformas digitais.

Essa é a segunda fase da Operação Nix, que começou em novembro do ano passado, com a criação do Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), voltado especialmente para apurar crimes em ambientes virtuais.

Segundo a polícia, a ação acontece nos estados do Rio Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Pernambuco e do Distrito Federal. No total, são cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e outros nove de internação de adolescentes. 

Entre os investigados, está um menor de idade que mora na França. Ele é apontado como um dos principais financiadores dos ataques, e se aproveita da própria condição financeira para pagar por ações criminosas organizadas em grupos fechados na plataforma Discord.

A polícia avalia que novas fases da mesma operação ainda devem ser realizadas futuramente. Segundo os agentes do Noad, conhecidos como “observadores digitais”, o grupo se reorganiza constantemente em subgrupos, chamados de “panelas”, dentro da rede social. Por isso, é preciso ter um acompanhamento contínuo por parte da investigação.

Para a delegada Lisandréa Salvariego, que coordena o núcleo, a operação Nix “corrobora a necessidade de investigações contínuas dada a transnacionalidade do crime tanto em relação aos autores como às vítimas”. 

“São ações extremamente absurdas que, muitas das vezes, os pais não têm ideia que ou o filho é o idealizador dessa violência, manipulando as vítimas a realizarem os ataques, ou o filho é a própria vítima”, completou a delegada.

A operação recebeu o nome Nix que, na mitologia grega, era a mãe da deusa Nêmesis, codinome usado nas redes sociais por um dos integrantes das comunidades criminosas.

Na primeira fase, a operação cumpriu 10 mandados de busca e duas prisões temporárias. Além de São Paulo, a ação aconteceu em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Fonte: Redação Terra

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza