NACIONAL
PM e indígenas entram em confronto durante ato em Brasília
Policiais militares e indígenas entraram em confronto entre o Anexo 2 e Anexo 4 da Câmara dos Deputados, em Brasília, no início da tarde desta quarta-feira (22). A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo para afastar os manifestantes.
Pelo menos um indígena ficou ferido. Segundo testemunhas, manifestantes teriam atirado flechas contra os policiais. Um agente de segurança teria ficado ferido sem gravidade. Os indígenas que estão mobilizados na capital federal no movimento #LevantePelaTerra.
Em manifesto, os povos indígenas reinvindicam, entre outras coisas, “retirada definitiva da pauta de votação da CCJC e arquivamento do PL (Projeto de Lei) 490/2007, que ameaça anular as demarcações de terras indígenas; arquivamento de projeto de lei que pode anistiar grileiros; do projeto de lei que pretende cortar o Parque Nacional do Iguaçu e outras Unidades de Conservação com estradas; e arquivamento do PDL 177/2021 que autoriza o Presidente da República a abandonar a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), único tratado internacional ratificado pelo Brasil que aborda de forma específica e abrangente os direitos de povos indígenas”.
Fonte: D24am