Estamos nas Redes

Publicidade

POLÍTICA

Senador Omar confirma compromisso por mobilidade urbana mais sustentável e acessível

Iniciativa do Pedala Manaus e outras cinco instituições nacionais traz diversos compromissos por mais políticas públicas que privilegiem o transporte coletivo.

Publicado

Com um histórico de luta pela acessibilidade, o senador Omar Aziz (PSD) assinou uma carta com seis entidades brasileiras se comprometendo a ter a mobilidade sustentável como uma de suas prioridades na elaboração de políticas públicas. A iniciativa ‘Mobilidade Sustentável nas Eleições’ pede o compromisso de candidatos no apoio a medidas que priorizam o transporte público, a acessibilidade de pessoas com deficiência e o incentivo a meios de transporte menos poluentes.

Um dos compromissos assumidos pelo Senador Omar diz respeito ao apoio a projetos que abordem a desoneração tributária da cadeia produtiva da bicicleta, dos equipamentos assistivos para pessoas com deficiência e do transporte público, bem como desenvolver uma política industrial de estímulo ao setor. O senador também se compromete a apoiar a retomada de um órgão no governo dedicado à política urbana, que seria responsável por desenvolver e implantar programas de promoção da Mobilidade Urbana Sustentável nos estados e municípios.

O documento assinado pelo senador nesta quinta-feira, 29/09, é uma iniciativa das entidades Cidadeapé (Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo), Associação G-14 de Apoio aos Pacientes de Poliomielite e Síndrome Pós-pólio, Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Redes Vidas Ativas, UCB (União de Ciclistas do Brasil) e Pedala Manaus.

“Além da própria pessoa com deficiência, só quem sabe dos desafios de locomoção nessa cidade são os pais e mães que precisam levar seus filhos para uma consulta. Quando cuidei desse Estado me preocupei em adaptar todos os prédios públicos e casas doadas à população com acessibilidade, mas isso é o mínimo que podemos fazer. Essa carta abrange várias medidas que podemos fazer para deixar o nosso país um lugar melhor para essas pessoas que são invisíveis aos olhos de muitos”, declarou Omar Aziz.

De acordo Paulo Aguiar, da OnG (Organização não Governamental) Pedala Manaus, a iniciativa teve origem em 2012, quando foi realizada uma pesquisa com ciclistas abordando o que eles esperavam do poder público em relação à mobilidade urbana. Ele explica que o coletivo ampliou o foco desde as duas últimas eleições, passando a incluir pautas além dos ciclistas, como a melhoria do transporte público, das condições para os pedestres, a segurança viária, a gestão da mobilidade, as mudanças climáticas e a redução de acidentes.

“A carta que o senador assinou ele está se comprometendo a diminuir as mortes no trânsito, a olhar para o transporte coletivo, a combater mudanças climáticas, apostando em veículos menos poluentes. Estamos muito felizes do senador ter assinado, pois sabemos do comprometimento dele com o tema e esperamos que, se eleito, ele possa ter uma visão ampla nesse assunto, que é importante para uma cidade mais saudável e sustentável”, ressaltou Paulo Aguiar.

Desde o início do seu mandato como Senador da República, Omar Aziz tem adotado a inclusão de pessoas com deficiência como prioridade nas suas votações, proposições e nos temas discutidos no Plenário. Só nos últimos anos, foram mais de 13 Projetos de Lei, Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e acordos internacionais relativos aos direitos e benefícios à população com necessidades especiais.