Estamos nas Redes

Publicidade

NACIONAL

CNI sobe de 1,4% para 3,1% projeção de crescimento do PIB em 2022

Confederação ainda prevê crescimento de 2% para o PIB industrial neste ano, ante previsão anterior de 0,2%.

Publicado

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) elevou a projeção de crescimento da economia brasileira em 2022. Agora, a CNI estima alta de 3,1% do PIB para este ano. Em julho, a entidade projetava um avanço de 1,4% para o Produto Interno Bruto.

Os dados fazem parte do Informe Conjuntural do 3º trimestre, divulgado nesta terça-feira (11/10). 

Além disso, a previsão para o PIB industrial é de alta de 2% ainda neste ano, ante previsão anterior de 0,2%.

De acordo com a CNI, a revisão ocorre em meio à melhora dos indicadores e a normalização parcial das cadeias de suprimentos em meio à guerra na Ucrânia.  A confederação ainda cita as preocupações sobre a política de Covid-zero de Pequim, que vem fechando e abrindo cidades e desencadeando uma desaceleração da economia chinesa. 

Conjuntural

O setor de serviços mantém o ritmo de crescimento, impulsionado pela normalização das atividades no pós-pandemia. A projeção no segmento passou de alta de 1,8% para avanço de 3,8%.

Além disso, há a recuperação do mercado de trabalho, totalizando 99 milhões de pessoas ocupadas, no trimestre encerrado em agosto. Desta forma, a expectativa de taxa de desemprego média no ano caiu de 10,8% para 9,3%, enquanto a projeção de crescimento da massa salarial real passou de 1,6% para 5,1%, beneficiada também pela queda da inflação –  a CNI prevê que 2022 encerre com uma inflação de 5,9%.

Intercalado a isso, há os novos impulsos fiscais concedidos pelo governo federal por meio do Auxílio Brasil, vale-gás e vale-caminhoneiro. 

As exportações e importações permanecem em crescimento neste ano, alavancadas principalmente pelo câmbio. A previsão para este ano é de superávit da balança comercial em US$ 51,3 bilhões.

Fonte: Metrópoles