Estamos nas Redes

Publicidade

INTERNACIONAL

Brasil inicia terceira operação de retirada de palestino-brasileiros de Gaza

Publicado

Foto: Reuters

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, anunciou nesta quinta-feira (21) o início da terceira operação de retirada de brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza, em meio aos conflitos desencadeados pelos ataques terroristas do grupo Hamas, em resposta a ações de Israel.

O Brasil já executou duas operações de retirada na região, sendo a última denominada “Operação Voltando em Paz,” que resultou no desembarque de um grupo de 48 pessoas em território nacional em 11 de dezembro. A maior parte desse contingente era composta por parentes de palestinos retirados durante a primeira operação em novembro.

As operações de repatriação não têm sido isentas de desafios e controvérsias. Na chegada do primeiro grupo, em 13 de novembro, o evento foi transformado em um comício por Luiz Inácio Lula da Silva, que fez acusações contra Israel, contribuindo para o crescimento do antissemitismo em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.

Outro episódio delicado envolveu Hasan Rabee, um palestino-brasileiro repatriado, que havia feito um comentário nas redes sociais em 2015 sugerindo um ataque terrorista a Israel. Rabee apagou a postagem, alegando não se lembrar da publicação e sugerindo que poderia tê-la feito “com raiva.”

A terceira operação, cujo número de repatriados ainda não foi divulgado, teve início nesta quinta-feira, com o terceiro grupo cruzando a fronteira entre Gaza e Egito. Há a expectativa de que 24 pessoas que foram impedidas de sair de Gaza na segunda operação estejam incluídas nesse terceiro grupo. Cada operação de resgate demanda uma complexa rede de negociações e logística. As embaixadas submetem listas de nomes ao Egito e Israel, passando por revisões e autorizações antes que a Força Aérea Brasileira (FAB) possa realizar o transporte dos cidadãos de volta ao Brasil, partindo do aeroporto internacional do Cairo, no Egito.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *