Estamos nas Redes

Publicidade

NACIONAL

Receita Federal lança programa de autorregularização de dívidas com 100% de desconto em multas e juros

Publicado

Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (5), os contribuintes com subsídios junto à Receita Federal terão a oportunidade de quitar suas dívidas com um desconto de 100% das multas e juros. Esse programa de autorregularização incentivado permite que o contribuinte, ao admitir a existência do débito, pague apenas o valor principal, resistindo a possíveis ações judiciais.

Para participar, é necessário fazer o pedido por meio do portal do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal. O prazo para adesão vai até 1º de abril, com a possibilidade de quitar a dívida sem multas e juros, pagando 50% como entrada e parcelando o restante em 48 meses.

Os subsídios autorregularizados referem-se apenas à Receita Federal, não incluindo a dívida ativa da União, que é cobrada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional na Justiça. A adesão implica na confissão extrajudicial e irrevogável da dívida, possibilitando ao contribuinte evitar autuações fiscais.

A regulamentação do programa, publicada em instrução normativa no dia 29 de dezembro, permite a inclusão de subsídios não constituídos até 30 de novembro de 2023, mesmo que o Fisco tenha iniciado procedimento de fiscalização. Além disso, os tributos constituídos podem ser incluídos entre 30 de novembro de 2023 e 1º de abril de 2024.

Quase todos os tributos administrados pela Receita Federal estão incluídos no programa, exceto as dívidas do Simples Nacional. O contribuinte também terá a chance de reduzir créditos tributários e de precatórios, reconhecidos pela Justiça em sentença definitiva, limitados a 50% da dívida consolidada.

A Receita também definiu critérios para a exclusão do programa, que incluem o não pagamento de três parcelas consecutivas ou seis alternadas. Mesmo que não haja pagamento de uma parcela, se houver muitas quitadas, resultará na exclusão do imposto do programa de autorregularização.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *